Egresso e Professora do CDSA publicam artigo em revista de Portugal em dossiê de Comemoração aos 500 anos de Luis Vaz de Camões
O Prof. Dr. Leandro Almeida, egresso do CDSA e Pós-doutorando em Literatura e Interculturalidade sob a supervisão da Prof. Dra. Valéria Andrade no PPGLI/UEPB, publicam o artigo "Fero amor, coroa furtiva: Inês de Castro no épico camoniano", no Dossier Temático “500 Anos de Camões: Legado, Interpretações e Diálogos Contemporâneos” ao Período Internacional "NAUS - Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais" de Portugal.
O volume comemora os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, explorando a sua obra, o seu legado e a sua relevância contemporânea através de uma coleção de artigos que ofereçam novas perspectivas e diálogos críticos sobre o poeta e a sua influência na literatura, cultura e identidade lusófona. Na ocasião, os autores tratam da rainha Inês de Castro do século XIV, referida no Canto III de "Os Lusíadas".
Segundo os autores, "Revisitar o poeta em seus 500 anos significa também confrontar os usos políticos da sua figura, separar as camadas ideológicas que a história colocou sobre seu nome e recuperar o escritor que refletiu, questionou e complexificou o seu próprio tempo. É uma oportunidade para pensar a literatura como território vivo, capaz de iluminar debates sobre identidade, (de)colonialidade, afetos, deslocamentos, experiência humana e construção da memória coletiva. Assim, celebrar Camões não é apenas reafirmar um cânone, é reavaliá-lo, abri-lo, problematizá-lo e, sobretudo, permitir que sua obra continue a produzir perguntas necessárias para o presente, para o futuro e até ao fim do mundo"
Artigo disponível em:
https://revistas.ponteditora.org/index.php/naus/article/view/1008
Assimp.CDSA/UFCG
Redes Sociais