CDSA realiza reunião para estabelecer parcerias em torno de projeto SOS ABELHAS no território do Cariri Paraibano

Ontem, dia 16 de setembro, foi realizada uma reunião entre técnicos, professoras e estudantes do CDSA/UFCG com representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e integrantes da Cooperativa Colmeia com a finalidade de discutir parcerias para implantação de um projeto de preservação e conservação ambiental envolvendo abelhas.
De acordo com o técnico Valdir Padilha, a motivação inicial do encontro foi mitigar os impactos ocasionados pela incidência de enxames de abelhas africanizadas em ambientes urbanos. Por seu comportamento defensivo e o uso da apitoxina como mecanismo de defesa o conflito socioambiental gera a necessidade de intervenção do corpo de bombeiros para captura, retirada e controle.
A ideia é construir um projeto coletivo para trabalho conjunto entre universidade, corpo de bombeiros militar e apicultores a fim de que estes entes colaborem mutuamente para captura, manejo e destinação adequada dos enxames quando dos chamados da população e com isto fortaleça a apicultura na região.
“Estamos começando a construir um projeto de cunho ambiental, econômico e social em que o principal objetivo seja preservar às espécies de abelhas e manter os serviços ecossistemicos de polinização” disse Valdir.
De acordo com o Major Germano, só no ano de 2025 na região de atuação da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sumé, que atua em parte dos municípios do Cariri Paraibano a corporação recebeu 136 chamados para retiradas de enxames. Evanildo, apicultor da região de Serra Branca relatou que este ano já atendeu 62 chamados no Município para retirada de abelhas.
Após as discussões ficou encaminhado dos técnicos do CDSA construírem uma proposta de projeto para submissão às instâncias competentes da UFCG, os representantes do corpo de bombeiros apresentarem a proposta as instâncias superiores e uma próxima reunião a ser realizada em 14 de outubro para dar continuidade as tratativas.
Assimp.CDSA/UFCG
Redes Sociais