PASCAR e Projeto Usina de Solos comemoram Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho, e para marcar a data, o Projeto Usina de Solos do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), coordenado pelo professor Rivaldo Vital, repete a parceria com diversos municípios para apresentar as atividades e práticas conservacionistas para o cuidado com o solo, patrimônio e legado dos povos do campo.
Na sexta-feira (25) a equipe de monitores participou das festividades em comemoração aos agricultores no município de Areia, no Brejo paraibano. No sábado foi a vez do Cariri , com ações nos municípios de Serra Branca (26), na segunda-feira (28) foi desenvolvida uma ação conjunta com a Prefeitura de Sumé e na terça feira (29) com a de São José dos Cordeiros.
Nos estandes do PASCAR os monitores dialogaram com agricultores e visitantes sobre a importância das práticas de conservação do solo para manutenção da fertilidade e qualidade do solo, de modo a minimizar a degradação ambiental, ampliar a produção sustentável de alimentos e fortalecer a agricultura familiar.
"A data 28 de julho foi instituída oficialmente pelo Decreto nº 48.630 de 27 de julho de 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek para homenagear mulheres e homens que lidam com o solo, enfrentando desafios e dificuldades na luta diária como heroínas e heróis da sociedade", enfatizou a professora Adriana Meira, coordenadora do Projeto Usina de Solos.
Ao longo das atividades foram doadas mudas de frutíferas e forrageiras, biofertilizante, composto orgânico, húmus e matrizes de minhoca, produzidos pela equipe no Viveiro de Mudas do campus universitário.
Assimp.CDSA/UFCG
Redes Sociais