Grupo de estudo marxismo e a questão Agrário-Camponesa

Tema: Marxismo e a questão Agrário-camponesa
Este curso propõe abordar o marxismo e a questão agrária no Brasil recorrendo a uma abordagem crítica reveladora de como a análise da sociedade burguesa conduziu a um salto de elevação do marxismo como ideologia científica do proletariado. Em especial, o curso se direciona a uma análise da questão agrária e camponesa no interior do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels e seus desenvolvimentos ulteriores até um diagnóstico da conformação histórica da questão agrária no Brasil.
Uma tal compreensão teórica é importante para a o entendimento das determinações mais centrais que afetam o território do próprio Cariri paraibano, sobretudo em relação aos processos de concentração fundiária, exploração do trabalho no campo e formação das classes e suas relações históricas desde a dominação colonial, passando pela condição de atual semicolonialidade na relação com o imperialismo e a natureza semifeudal que hegemoniza as relações de trabalho no campo brasileiro. Tal compreensão auxilia no entendimento do significado social e político das lutas pela posse e permanência na terra travadas ao longo da história e na atualidade pelos povos indígenas, quilombolas e camponeses, em especial do Cariri paraibano.
O curso de extensão sistematiza, do ponto de vista teórico, as intervenções de pesquisa e extensão em comunidades camponesas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Camponesa e Resistência do Cariri Paraibano – NUCARIRI e, ao mesmo tempo orienta o mapeamento de novas possibilidades de pesquisa e de intervenção extensionista, como também promove integração entre o estudo e a prática social camponesa do Cariri paraibano.
Assim, partimos de um duplo movimento, o da sistematização/construção de sínteses analíticas sobre as intervenções realizadas e o estudo para o mapeamento de novas possibilidades de estudo, pesquisa e extensão, sobretudo que ofereçam contribuições temáticas e políticas para a formação de professores (as) e para as comunidades camponesas do Cariri paraibano.
Carga horária de 58 horas
Período de realização: 01 de julho de 2025 à 22 de dezembro de 2025
Horário: 16 horas
Local: Central II de aulas do CDSA/UFCG
O grupo de estudo esta vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Camponesa e Resistência do Cariri Paraibano - NUCARIRI e ao Projeto de extensão intitulado Prossegue a Luta pela Titulação: Educação Camponesa pelo Direito à Terra e à Água no Cariri Paraibano
Contato: filipegervasio5@gmail.com
Redes Sociais