Página inicial > Notícias > Projeto do CDSA distribui adubo orgânico para a comunidade na EXPOSUMÉ

Projeto do CDSA distribui adubo orgânico para a comunidade na EXPOSUMÉ

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 14h30

Integrantes do Projeto Usina de Solos e programa Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estiveram presentes na ExpoSumé e distribuíram mudas de palmeiras e aroeirinha, além de um quantitativo de 200 kg de composto orgânico e húmus de minhoca para a comunidade que visitou o stand no evento. Coordenado pela professora Adriana Meira (UATEC), o projeto atualmente conta com a colaboração de acadêmicos voluntários dos cursos de Engenharia de Biossistemas e Tecnologia em Agroecologia, responsáveis pelo monitoramento das composteiras e vermicomposteiras, no Viveiro de Mudas do campus.

A produção do adubo orgânico é fruto da varrição e podas de árvores do campus. O material pode ser usado em jardinagem, arborização, produção de hortaliças e frutíferas. “Desde sua implantação, em 2012, vimos trabalhando com o objetivo de ampliar a compreensão das pessoas para a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos, potencializar a educação e a conservação dos solos como base para minimizar a degradação e a desertificação e inspirar as pessoas ao cuidado ambiental”, ressalta a professora.

A Expo Sumé aconteceu nesse final de semana, com exposições, feira de artesanato e mostras pedagógicas e a riqueza do Festival do Umbu, da Escola Agrotécnica. O stand do Pascar & Educasolos foi compartilhado com os profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Sumé) que apresentaram todo rico artesanato produzido, com a supervisão do artesão Alexandre Limeira e destacou as ações do Projeto Sumé com Flores (Pascar). O stand ainda contou com a apresentação aos visitantes de telas produzidas com tinta de solo (geotinta), como resultado do Projeto Sentindo o solo e colorindo com geotinta (Funarte), além da participação do Projeto SustenTerra, desenvolvido por alunos de Ciência da Computação do Centro de Engenharia Elétrica e Informática, participantes do concurso da Claro, Campus Mobile 2024.

Assimp.CDSA/UFCG