Página inicial > Notícias > Membros do NEPEC/CDSA participam do VII Congresso ALA na Argentina

Membros do NEPEC/CDSA participam do VII Congresso ALA na Argentina

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 16h48

Membros do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Etnicidade e Cultura (NEPEC/CDSA/UFCG), apresentaram durante o VII Congresso ALA - Las antropologías hechas en América Latina y el Caribe en contextos urgentes: violencias, privilegios y desigualdades, o artigo intitulado: “Emergência étnica e ruralidades no cariri paraibano: a experiência da comunidade quilombola Sítio Cantinho de São João Batista - Paraíba/Brasil com autoria de: Beatriz Alves, Gleicilene Siqueira, Wallace Gomes e Vinicius Farias.

O trabalho foi recebido com grande interesse e respeito pelos participantes do evento. A pesquisa deu ênfase à identidade cultural do quilombo Cantinho, formada por modos de vida históricos e desafiada por questões socioeconômicas. A luta pelo acesso ao território é um tema central, evidenciando a conexão com a história de ocupação do Cariri paraibano.

A troca de conhecimentos e a ampliação das discussões sobre questões tão relevantes sobre antropologia dos povos afro-brasileiros fortalecem o compromisso de compreender as necessidades das populações quilombolas do cariri paraibano e incluí-las nos diálogos, visando assegurar o acesso a direitos básicos, promover a justiça social, ampliar vozes e narrativas da população negra e os povos tradicionais de matriz africana. O VII Congresso ALA, foi sediado na Universidade Nacional de Rosário, Argentina, de 11 a 15 de março de 2024.

Assimp.CDSA/UFCG