Página inicial > Notícias > Telas produzidas na UFCG foram expostas em evento nos EUA

Telas produzidas na UFCG foram expostas em evento nos EUA

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 08h31

Três telas produzidas no Ateliê de Geotinta do Projeto de Extensão “Solo na Escola” da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, compuseram a Exposição de Arte com Solo - realizada de 5 a 9 de novembro, durante a Reunião Anual Internacional da Sociedade Americana de Agronomia, Sociedade de Ciência de Cultivos da América e Sociedade Americana de Ciência do Solo (ASA, CSSA, SSSA 2022) sediada em Baltimore (EUA).

A escolha das peças para a exposição foi feita levando em consideração identidade visual, regionalismo e tons de terra que expressam a diversidade da coloração dos solos do Brasil. As obras retratam um casa de taipa, representação de uma tradicional casa do Nordeste Brasileiro construída com barro; a silhueta de um corpo feminino nu e, por fim, um mix de flores de cacto, planta típica do Semiárido Brasileiro. As obras foram produzidas nos anos de 2014, 2015 e 2017, pelos acadêmicos egressos do curso de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé, e monitores do Ateliê da Geotinta, Alexandre Limeira, Diogo Oliveira e Jefferson Feitosa, respectivamente.

De acordo com a coordenadora e idealizadora do projeto, a professora Adriana Vital, o convite para exposição no evento partiu do professor Clay Robinson da Universidade de San Antonio (Texas), que conheceu as atividades dos projetos Solo na Escola e Geotinta, em 2016, em São Paulo, durante o XIII Simpósio Brasileiro de Educação e Solos.

Para ela, a relevância da exposição das peças em um evento que reuniu líderes científicos, professores, pesquisadores, agências governamentais, instituições acadêmicas e artista do solo do mundo inteiro, é permitir a visibilidade da atividade de Educação em Solos como proposta pedagógica, dialógica e participativa.

“A atividade de tinta de solo usa a arte com terra para chamar a atenção das pessoas para o cuidado e a valorização dos solos, além de promover e divulgar nosso projeto de extensão”, destaca.

Sobre o Ateliê de Geotinta

O Ateliê da Geotinta fica localizado no campus Sumé e tem um acervo de peças de barro, madeira e telas pintadas com tinta ecológica a base de solo. Conta com um banco de cores de solo com mais de 40 tons, evidenciando a riqueza e diversidade das cores do solo. Ao longo do ano são realizadas oficinas de pintura com geotinta nas escolas, comunidades rurais, de louceiras, quilombolas e assentamentos, para dialogar sobre a importância do solo de forma lúdica.

As visitas ao Ateliê podem ser agendadas através do perfil do projeto da rede social https://www.instagram.com/projeto_geotinta/