Técnicos e estudantes do CDSA/UFCG realizam capacitação em São Sebastião do Umbuzeiro - PB sobre beneficiamento do umbu e importância socioeconômica do fruto para o Semiárido

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 14h20

No dia 25/03/2024 os técnicos Carla Mailde e Agenor Correia e os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroeocologia, Emerson Marcelo e Ana Beatriz, realizaram mais uma atividade de extensão ligadas ao projeto Umbu do Cariri. Desta vez em São Sebastião do Umbuzeiro PB.

Segundo Carla Mailde “...Realizamos palestra sobre a importância socioeconômica do umbu para o semiárido - mostrando dados da produção de umbu no Cariri Paraibano e realizamos beneficiamento dos frutos, utilizando a tecnologia como ferramenta indispensável para o beneficiamento adequado do fruto e para satisfazer as demandas do mercado.

A atividade atendeu a uma demanda da professora de ciências do município, Raquel Guenes, que trabalhou o projeto “Valorize o que é seu - umbuzeiro nosso.” No decorrer da capacitação as crianças e adolescentes degustaram o suco de umbu que é rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e livre de agrotóxicos e aprovaram. Ocorreu também a distribuição de mudas de umbuzeiro, craibeiras e ype que foram disponibilizadas pelo Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA/UFCG, contribuindo assim para combate a desertificação.

Assimp.CDSA/UFCG