CDSA é escolhido para sediar o primeiro Seminário Estadual voltado à construção do segundo Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 16h37

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA-UFCG) foi o local escolhido para sediar o primeiro Seminário Estadual, nos dias 6 e 7 de março, voltado à construção do segundo Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (2º PAB BRASIL). Este evento marca o início de uma série de encontros que se estenderão até junho, abrangendo dez estados do semiárido e quatro regiões do Brasil. Além disso, está programado um evento nacional para apresentar a síntese do plano no dia 17 de junho de 2024, em celebração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação.

O objetivo principal do seminário e dos eventos subsequentes é promover a construção participativa do 2º PAB BRASIL, engajando diversos segmentos da sociedade. Os seminários estaduais e regionais desempenham papel crucial na articulação e mobilização dos diversos atores sociais locais, permitindo a discussão, compartilhamento e reflexão sobre conhecimentos, experiências e lições aprendidas no combate à desertificação, mitigação dos efeitos da seca e convivência com a semiaridez. As informações e propostas geradas durante esses eventos serão fundamentais para a elaboração do plano.

O público-alvo do seminário incluiu membros da sociedade civil, como movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, setor privado e representantes dos governos estaduais e municipais.

A programação do seminário abrangeu uma ampla variedade de atividades, incluindo apresentações sobre o panorama da desertificação e da seca nas áreas afetadas, realização de oficinas, debates, diálogos com os participantes, sessões plenárias, compartilhamento de experiências e trabalho em grupos temáticos para a elaboração de propostas.

John Cunha, professor do CDSA-UFCG e membro do núcleo de coordenação geral do 2º PAB BRASIL, expressou sua satisfação com o sucesso do seminário na Paraíba. Ele observou que os participantes contribuíram significativamente para discussões profundas e ofereceram excelentes propostas em cinco eixos de trabalho: Governança e Fortalecimento Institucional, Gestão da Informação, Pesquisa e Inovação, Melhoria das Condições de Vida da População Afetada, e Gestão Sustentável para Neutralização da Degradação da Terra e Mitigação dos Efeitos da Seca. Essa participação ativa demonstra o compromisso e o envolvimento da comunidade na busca por soluções para os desafios enfrentados na região semiárida.

Assimp.CDSA/UFCG