Cursos de Graduação

Engenharia de Biossistemas

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas é voltado para o estudo de sistemas naturais e a produção de alimentos, fibras e energia, mediante o uso de tecnologias inovadoras e sustentáveis. A Engenharia de Biossistemas surge como uma modernização e ampliação dos estudos em Engenharia englobando os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agropecuários. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, fibras, outros produtos de origem biológica, microorganismos responsáveis por fermentações e tratamentos de efluentes. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão.

O curso destina-se a jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio, e que desejam, enquanto qualificados no campo das Ciências Exatas e da Natureza, atuar como um profissional que possa auxiliar tecnicamente os produtores rurais.

O egresso deste curso tem um campo de atuação relacionado à pesquisa e desenvolvimento dos processos de especialização do sistema produtivo da agricultura e agroindústria de origem familiar além do agronegócio, determinados não somente pelo potencial de uma região, mas, em grande parte, pela agregação de tecnologia na produção.

Duração do Curso: 5 anos
Períodos: 10 períodos letivos
Turno: Diurno
Créditos: 246
Horas-aula: 3.690 horas
Vagas por ano: 50 vagas
Coordenador: Prof. Ranoel José de Sousa Gonçalves
Telefone: (83) 3353-1884
E-mail: engbiossistemas@ufcg.edu.br

 

Documentos:

 

Superior de Tecnologia em Agroecologia

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia objetiva formar profissionais para planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado promovendo o manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa. O conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação desse tecnólogo.

O profissional da Agroecologia pode atuar interdisciplinarmente em programas e projetos agroecológicos, em propriedades rurais, em processos agroindustriais e na certificação de produtos, e em pesquisas científicas. Uma área de atuação que também se apresenta para este profissional é a da educação ambiental. Sua atuação tanto pode ser a de consultor autônomo quanto à de especialista vinculado a órgãos públicos, empresas particulares ou organizações não-governamentais.

Duração do Curso: 3,5 anos
Períodos: 7 períodos letivos
Turno: Regime de Alternância
Créditos: 180
Horas-aula: 2.700 horas
Vagas por ano: 50 vagas
Coordenadora: Profa. Carina Seixas Maia Dornelas
Telefone: (83) 3353-1868 (Secretaria da UATEC)
E-mail: agroecologia@ufcg.edu.br