Engenharia de Biossistemas

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas é voltado para o estudo de sistemas ambientais que favoreçam a produção sustentada de alimentos, fibras e energia, mediante o uso de tecnologias inovadoras. A Engenharia de Biossistemas surge como uma modernização e ampliação dos estudos em Engenharia englobando os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agropecuários. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, fibras, outros produtos de origem biológica, microorganismos responsáveis por fermentações e tratamentos de efluentes. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão.

O curso destina-se a jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio, e que desejam, enquanto qualificados no campo das Ciências Exatas e da Natureza, atuar como um profissional que possa auxiliar tecnicamente os produtores rurais.

O egresso deste curso tem um campo de atuação relacionado à pesquisa e desenvolvimento dos processos de especialização do sistema produtivo da agricultura e agroindústria de origem familiar além do agronegócio, determinados não somente pelo potencial de uma região, mas, em grande parte, pela agregação de tecnologia na produção.

Duração do Curso: 5 anos
Períodos: 10 períodos letivos
Turno: Diurno
Créditos: 246
Horas-aula: 3.690 horas
Vagas por ano: 50 vagas
Coordenador: Ilza Maria do Nascimento Brasileiro
Telefone: (83) 3353-1884
E-mail: engbiossistemas@ufcg.edu.br