Apresentação

O QUE É O PROFSOCIO?

O PROFSOCIO é o resultado da articulação institucional entre a FUNDAJUniversidade Estadual de Londrina (UEL) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Juntas, essas instituições reuniram outras onze IES envolvidas nacionalmente com estudos e pesquisas acerca da Sociologia no Ensino Médio, e comprometidas com a formação continuada de professores na área. São elas: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Colégio Pedro II.

As IES participantes do PROFSOCIO mantêm ações de cooperação e intercâmbio voltadas especificamente para o ensino de Sociologia. Por excelência, tais ações concretizam-se nos encontros científicos promovidos pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Esta última, especificamente, promove bianualmente os Encontros Nacionais sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), por intermédio de sua Comissão de Ensino.  Também existem os encontros regionais de ensino de Sociologia que se multiplicam pelo país como resultado das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-PIBID), abrigado pelas licenciaturas de Ciências Sociais ou Sociologia.

O PROFSOCIO, nesse contexto, nada mais é do que uma nova etapa de institucionalização das discussões e ações em prol da formação continuada de professores para o ensino de Sociologia, organizado e pensado em uma estrutura de rede.