CDSA / UFCG / Campus de Sumé

  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
Micropropagação de genótipos de palma forrageira resistente à cochonilha-do-carmim
argaiv1020
A cochonilha-do-carmim vem dizimando as plantações de palma forrageira na região Nordeste. Esse inseto foi introduzido no Brasil para produzir o carmim no Sertão de Pernambuco, que é um corante empregado na indústria. Em 2001, a praga foi registrada pela primeira vez na Paraíba, no município de Monteiro e rapidamente se espalhou para outras regiões, causando prejuízos da ordem de 400 milhões de reais aos agricultores na Paraíba.

A palma forrageira pertence à família Cactaceae e é uma planta que resiste às longas estiagens e incrementa toda uma cadeia produtiva dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos no semiárido. A palma forrageira, também conhecida como o “ouro verde” do Nordeste, passou a ser usada pelos produtores como principal fonte de alimento para os animais, por conter em média 90% de água, ser rica em mucilagem e ter elevado coeficiente de digestibilidade da matéria seca, apesar de ser pobre em proteína bruta.

A Paraíba chegou a ocupar 25% de seu território com plantações de palma. Já foram identificados alguns genótipos de palma forrageira resistentes à cochonilha-do-carmim. Por ser uma espécie de crescimento lento, a disponibilidade de mudas de palma forrageira só ocorre dois anos após o plantio, ocasionando dificuldade na aquisição de propágulos vegetativos.

A palma forrageira se multiplica pela estaquia dos cladódios e a necessidade de grandes quantidades de material, resistente à cochonilha-do-carmim, demandada por grandes plantações é um sério problema prático.

O objetivo da presente pesquisa é a produção em larga escala de mudas micropropagadas de genótipos de palma forrageira resistentes à cochonilha-do-carmim, utilizando técnicas biotecnológicas de cultura de tecidos vegetais in vitro.

Coordenador: Prof.Dr. Humberto Actis Zaidan

Bolsista: Jéssica Gomes Fontes
 

:: Núcleos

:: Serviços

:: Outras Páginas

:: Quinta-feira, 20/11/2014
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner