Página inicial > Notícias > Projeto de Extensão da UFCG em Sumé participa de audiência pública sobre titulação de terra para camponeses

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 15h24 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 18h29 | Acessos: 306

Integrantes do projeto de extensão “Educação camponesa pelo direito à terra e à água no Cariri-PB” do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NuCariri), da Unidade Acadêmica de Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG participaram no último dia 26 de agosto, em São Domingos do Cariri-PB, do evento Manifestação e Audiência Pública sobre o título da terra ao camponeses do Alto Paraíba.

A UFCG assinou como partícipe, o Plano de Trabalho para Acordo de Cooperação com a EMPAER, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Domingos do Cariri, Associação Comunitária Passagem dos Calungas (Caraúbas) e Municípios de São Domingos do Cariri e Caraúbas. Tal Acordo tem como objetivo a titulação fundiária das terras de pequenos produtores rurais destes municípios.

“A UFCG já vem atuando como agente formativo e mobilizador das comunidades camponesas de São Domingos e Caraúbas desde outubro de 2021, por meio do Projeto de Extensão “Educação camponesa pelo direito à terra e à água no Cariri-PB” (Fluex 2021/ PROBEX 2022). Semanalmente, docentes e estudantes extensionistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo têm atuado nas comunidades rurais no sentido de impulsionar ações educativas pelo direito ao título de propriedade das famílias de posseiros e ribeirinhos”, informou a professora Carolina Figueiredo de Sá, integrante do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NuCariri), da Unidade Acadêmica de Educação do Campo do CDSA.

“Tal atuação foi decisiva para impulsionar essa luta junto ao STTR-SDC e Associação Passagem dos Calungas (Caraúbas), bem como para promover a articulação dos mesmos junto à EMPAER (PB) e prefeitos dos municípios envolvidos, de modo a lograr a assinatura do referido Acordo de Cooperação institucional”, disse Carolina.

O projeto de extensão é coordenado e executado por docentes e estudantes do NuCariri.