Página inicial > Notícias > Professor e alunos de Engenharia de Produção do CDSA patenteiam software no INPI para automatizar o método de Decisão Multicritério

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 16h43 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 19h48 | Acessos: 393

O professor Daniel Moura, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, e os alunos Bruno Pereira Diniz, Mateus José Siqueira da Silva e Pedro Paulo Mendez Tomaz, do 6º período do Curso de Engenharia de Produção (CDSA/UFCG), patentearam um software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Trata-se do Método MOMENTUM, desenvolvido em VBA (v.1).

O software tem a função precípua de automatizar o Método de Decisão Multicritério MOMENTUM, desenvolvido por pesquisadores da UFF e do IME, transformando-o num modelo “input-output”. A programação em VBA foi toda realizada pelos alunos supracitados, com a orientação do professor Daniel Moura.

O software desenvolvido reduz tanto o tempo demandado para montar o modelo, como o esforço cognitivo para executar o problema e sua solução. Complementarmente, oferece a padronização do modelo de resposta, possibilitando a geração de um relatório com apenas um clique.