CDSA / UFCG / Campus de Sumé

  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size
Ranking das cidades mais violentas por tamanho da população
Qui, 23 de Agosto de 2012 11:57

 

argaiv1666

Pesquisa realizada pelo Professor Dr. José Maria Nóbrega Jr. 

O Brasil é um país de porte continental, de regime político democrático e sistema presidencialista federativo. As unidades federativas são os estados e nestes encontram-se outras unidades inseridas que são os municípios. No total de 5564 cidades espalhadas pelas cinco regiões, temos o Sudeste como a região mais populosa, com população de 80.364.410, e a região Sul como a menos populosa, lá a população é de 14.058.094 (CENSO IBGE 2010).

Não obstante, a maioria das cidades brasileiras é de pequeno porte, ou seja, de população pequena. A maioria da população brasileira está alocada nesses municípios de pequeno porte , mesmo nas regiões mais populosas. No entanto, boa parte da população encontra-se aglomerada nas regiões metropolitanas dos estados.

Sendo assim, escolhi elaborar um ranking de violência homicida nas principais cidades brasileiras em termos de peso populacional. Ou seja, uma análise em cima das cidades de médio e grande porte, que vai dos 300 mil habitantes a aquelas cidades com mais de um milhão de pessoas . Essa extração corresponde a 79 cidades das mais de cinco mil e quinhentas no Brasil todo. Isto equivale a 1,43% das cidades brasileiras. Dessas cidades, apenas cinco tem taxas de homicídios inferiores a 10/100 mil. Ou seja, apenas 6,5% das cidades de médio a grande porte no país estão com a violência sob controle.

 

Leia aqui o artigo completo

 

:: Núcleos

:: Serviços

:: Outras Páginas

:: Sábado, 30/08/2014
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner