Eventos promovidos

ExpoCaatinga (Anos 2012 – 2013 – 2014 – 2015 – 2017)

Este evento, executado desde 2012, foi idealizado para comemorar o Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), com o objetivo de referenciar os saberes e práticas evidenciados através dos atores regionais. O evento contou com o apoio de instituições locais e regionais, dos alunos de graduação dos cursos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, produtores agroecológicos, artesãos e membros da sociedade civil em geral. A ExpoCaatinga é um ponto de encontro de ideias, experiências, saberes, sabores e aromas da Caatinga. O resultado obtido é um sentimento de orgulho e pertencimento nas pessoas mais idosas ao se perceberem valorizadas em seu ambiente, e nas crianças e jovens a euforia de descobrir e conhecer um mundo novo escondido a sua volta.

Coordenadora Geral do Evento – Profa. Dra. Alecksandra Vieira de Lacerda

Site: https://www.serpec-expocaatinga.com/home/

 

Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga – SERPEC (Ano 2014)

O evento se definiu pela relevância de difundir o conhecimento sobre as potencialidades culturais, sociais, econômicas e ambientais do Bioma Caatinga e inserir a comunidade em seu ambiente como agente ativo de transformação do mesmo.  Assim caracterizado, o evento foi dedicado a crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais e foi fortalecido por meio da participação de vários atores locais e regionais. Portanto, considerando as significativas potencialidades da Caatinga que devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em eventos que busquem expor práticas e saberes dessa região. Nesse sentido, a efetivação deste evento buscouevidenciar o compromisso dos parceiros em relação ao desenvolvimento regional.

Coordenadora Geral do Evento – Profa. Dra. Alecksandra Vieira de Lacerda

Site: https://www.serpec-expocaatinga.com/home/

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2017 (Cariri Paraibano) (Ano 2017)

O Evento objetivou difundir a importância das ações voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação na agenda dos municípios do Cariri paraibano, subsidiando a conservação da diversidade biológica nos sistemas naturais da região. Assim, foram definidas estratégias de sensibilização de atores sociais e em especial crianças e jovens em torno das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação, considerando como marco o tema A Matemática e as Linhas de Interação com a Biologia da Conservação. O envolvimento das atividades foi voltada para o intercâmbio e articulação dos diversos atores locais, estabelecendo o fluxo de informações que contribui para o desenvolvimento regional.

Coordenadora Geral do Evento – Profa. Dra. Alecksandra Vieira de Lacerda

http://serpec-expocaatinga.com/snct-cdsa/