Coordenação

A Coordenação do Laboratório de Ecologia e Botânica está na responsabilidade da Profa. Dra. Alecksandra Vieira de Lacerda. Seu perfil profissional se enquadra como docente da Universidade Federal de Campina Grande, onde atualmente é Professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, ocupando os seguintes cargos: Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica, Coordenadora da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão do CDSA/UFCG, membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande e Coordena na Instituição Receptora o Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (MINTER UFPB/UFCG), é membro permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) – CDSA/UFCG.

Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa – CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada à Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos – INCT-RENNOFITO. Atuou como integrante junto a Associação Plantas do Nordeste na elaboração do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas – a qual se constitui na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Paraíba e na quarta maior do Nordeste. Coordenou o Programa de Educação Ambiental contemplado no Plano de Manejo da RPPN Fazenda Almas e encontra-se colaborando com a elaboração do Programa de Regularização Ambiental no âmbito do estado da Paraíba (PRA/Paraíba).

Nas suas esferas de atuação tem colocado sua marca nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, sendo estas fundamentadas na geração e difusão de conhecimentos embasados em eixos lacunares de sistemas naturais do Semiárido. Assim, seu forte e perene trabalho encontra-se registrado em projetos aprovados de pesquisa e extensão, livros e artigos publicados, orientações e coorientações de trabalhos na pós-graduação e graduação, assim como também em eventos técnico-científicos nos quais atuou como coordenadora geral do Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga – SERPEC e da ExpoCaatinga. O reconhecimento dessas ações vem ocorrendo e um dos seus projetos foi premiado pela ONU e o Ministério de Meio Ambiente através do Programa Dryland Champions e um dos seus projeto recebeu o certificado de grande contribuição pelo fortalecimento das boas práticas na gestão dos recursos hídricos na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica – Prêmio Ana 2017. Portanto, seu perfil se define através do seu processo de formação, atuação profissional e exercício intelectual demonstrando compromisso e uma intensa atuação voltada para fortalecer e ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão, pautados estes nos princípios do desenvolvimento regional.

 

Endereço para acessar o currículo de Alecksandra Vieira de Lacerda: http://lattes.cnpq.br/0681095036783163