parceria-laeb-insa

Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA discute parceria com pesquisador do INSA

Uma parceria visando o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas na área de manejo animal na Caatinga está sendo construída entre o Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG) e o pesquisador Geovergue Rodrigues de Medeiros do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

O pesquisador esteve no CDSA/UFCG participando na última semana de uma banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), oportunidade em foi tratada a parceria com a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

“Hoje o LAEB atua em duas áreas de monitoramento, e em uma delas a pretensão é desenvolver o trabalho com animais e um dos fatores complicadores para isso é como manejar os ecossistemas com a presença do animal de tal forma que possamos dar um retorno para o pequeno produtor. Não dá para preservar, deixar intocável o ecossistema, é necessário permitir que pessoas possam usar mas sem retirar a biodiversidade. A parceria com o pesquisador Geovergue é importante já que ele trabalha com a parte animal e associado a essa nossa necessidade para a conservação será positiva do ponto de vista da sustentabilidade”, disse a professora.

_MG_0330

Estudantes de Agroecologia apresentam estudos sobre produtos gerados a partir de recursos naturais

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG vinculados a disciplina “Uso Sustentável da Biodiversidade”, ministrada pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda realizaram na última quinta-feira (19) uma apresentação de referência com produtos da sociobiodiversidade (gerados a partir de recursos naturais) como jóias feitas a partir de escamas de peixe, derivados do umbu e pintura com terra.

As apresentações foram avaliadas por uma banca externa (Francisca Maria Barbosa, Agenor Batista e Azenate Campos) e contaram com a participação de alunos e professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz.