Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Viveiro de Mudas/Setor de Paisagismo
Início do conteúdo da página

Viveiro de Mudas/Setor de Paisagismo

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 10h35 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 10h35 | Acessos: 203

Missão

Tornar o CDSA um centro de referência em produção de mudas de espécies florestais, frutíferas, ornamentais, medicinais, aromáticas e forrageiras, bem como contribuir para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos do CDSA na organização, manutenção e condução de viveiros e na promoção paisagística. 

Valores


Primar pela disseminação de uma prática de arborização que valorize as espécies nativas da região Semiárida, respeitando os valores culturais e ambientais.

Paisagismo e Jardinagem do CDSA

A comunidade do CDSA tem acompanhado a mudança de visual do Campus Universitário: fachadas mais arborizadas, implantação de horto, arborização das ruas. O ambiente está  sendo trabalhado pela equipe de paisagismo do NUPAGRO, sob a coordenação da Profa. Adriana Vital. Além da melhoria no visual, os projetos paisagísticos auxiliam também na qualidade de vida, de trabalho e de estudo para os alunos de graduação e frequentadores do Campus, quebrando um pouco a agressividade do concreto, contribuindo para a compensação ambiental por amenizar o clima, além de favorecer ambiente propício à meditação, à prática da leitura, ao bate-papo e outras atividades. 

Atividades em andamento

Diferentes espécies já foram implantadas no CDSA. Na entrada, após a praça central, que foi renovada com a grama esmeralda, a presença do ipezinho (Tecoma stans) com suas lindas flores amarelas chama a atenção dos visitantes e freqüentadores do Campus. O entorno da área de acesso à Direção foi todo gramado e recebeu palmeiras-leque (Livistona chinensis); já as áreas próximas aos laboratórios de Solos e Ecologia foram arborizadas com chapéu-de-napoleão (Thevetia peruviana). Nos estacionamentos foram colocadas mudas de aroeira (Astronium urundeuva) e pata de vaca (Bahuinia cheilantha). 

A área de acesso a central de aula é quase toda arborizada com espécies nativas, a exemplo do angico (Anandenatera macrocarpa) catingueira (Caesalpinia pyramidalis), mororó (Bahuinia forficata), pereiro (Aspidosperma pyrifolium), entre outras. Na área de acesso ao DCE, já existia uma rua com Ficus (Ficus sp.), que foi mantida, e complementada por craibeiras (Tabebuia caraíba). Nas proximidades da Cantina foram colocados ipezinhos, brio de estudante (Caesalpinia pulcherrima.) e quaresmeiras (Tibouchina granulosa).

Em toda a área em volta do DCE foram plantadas mudas de craibeiras para manter a harmonia do ambiente e uma jardineira com beldroegas multicoloridas foi construída ao longo das salas dos CA’s. Em frente ao Viveiro foram mantidas as espécies de nin indiano (Azadirachta indica) que proporcionam um bom sombreamento na área e foi organizado um jardim com espécies de cactáceas e um mulungu (Eritrina velutina) e na lateral foram plantadas dez palmeiras-leque.  As avenidas de acesso ao NUPAGRO receberam mudas de ipês e craibeiras.  Além disso, os canteiros estão sendo readequados com ornamentais diversas, para que as pessoas possam contemplar os jardins. 

Nesse primeiro momento, enquanto o NUPAGRO segue com os trabalhos de instalação, as atividades da produção de mudas estão sendo realizados em parceria no Viveiro administrado pela Escola Agrotécnica de Sumé (E.A.S.) e a Associação dos Alunos da Universidade Camponesa (AAUC).

Novas idéias 

Dentre as propostas do Setor de Paisagismo do CDSA estão a jardinagem das praças de convivência, levantamento e identificação das espécies arbóreas do Campus, produção de húmus (minhocário), implantação do viveiro de mudas e usina de compostagem e início dos trabalhos de paisagismo da nova Central de Aulas. Ambientes arborizados melhoram o humor das pessoas e tornam a rotina mais prazerosa.

 

Professora Adriana Meira Vital
Coordenadora
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página