Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Lasol e Grupo de Pesquisa Educação em Solos realizam Tarde Agroecológica no CDSA
Início do conteúdo da página

Lasol e Grupo de Pesquisa Educação em Solos realizam Tarde Agroecológica no CDSA

imagem sem descrição.

O Grupo de Pesquisa Educação em Solos e o Laboratório de Solos (Lasol) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, coordenados pelos professores Adriana Meira e Rivaldo Vital, promoveram nesta terça feira (28), a Tarde Agroecológica, que abordou as práticas de conservação do solo e a saúde do solo.

A atividade contou com a participação de um grupo de 25 agricultores das comunidades rurais Malhada da Pedra, Menfes e Garapa (Monteiro) e Sítio Abertas (Sumé), acompanhados dos Agentes Locais de Inovação Rural do Sebrae, Paulo Cesar Batista de Farias e Welisson Maciel Barbosa. Participaram como colaboradores do evento estudantes dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Engenharia de Biossistemas.

Os agricultores foram recepcionados na Central de Aulas para uma breve apresentação das atividades referentes à conservação dos solos, feita pelo agroecólogo Ivson de Sousa Barbosa. Em seguida o técnico do Lasol, Danilson Correia falou sobre a importância da análise do solo e conduziu os visitantes para conhecer as instalações dos Laboratórios de Solos.

A seguir os visitantes foram para a Área Experimental de Manejo Ecológico do Solo, na Fazendinha, onde ouviram do professor Rivaldo Vital orientações sobre os cuidados para manter a fertilidade do solo. Esses eventos são importantes para informar os agricultores do Cariri da necessidade da análise do solo, fator preponderante para a conservação desse recurso natural e essa prestação de serviço é oferecida no CDSA por meio do Laboratório de Química e Fertilidade do Solo, disse o professor.  

Acompanhados da equipe de estudantes, agricultoras e agricultores visitaram as experiências de produção de pitaya, cana de açúcar, palma, capim capiaçu e a área de policultura, além das tecnologias sociais dos canteiros econômicos e do banco de sementes e acompanharam a realização de uma oficina de produção de biofertilizantes e da montagem de uma vermicomposteira. O acadêmico de Engenharia de Biossistemas e técnico agrícola Osmar Júnior, fez explanações sobre a atividade de meliponicultura. Encerrando a tarde foi feita a doação de sementes de capim capiaçu com os agricultores e servido um lanche.

Conforme a professora Adriana Meira o objetivo da Tarde Agroecológica foi iniciar as atividades de comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo (15/04), promover a integração entre acadêmicos e agricultores, socializar conhecimentos e informações sobre o manejo regenerativo do solo e divulgar as diversas práticas e tecnologias desenvolvidas no CDSA para a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e agregar renda aos agricultores.

 

Assimp CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página