Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > CDSA forma novos profissionais em Colação de Grau realizada no último dia 29 de março
Início do conteúdo da página

CDSA forma novos profissionais em Colação de Grau realizada no último dia 29 de março

imagem sem descrição.

Foi realizada no último dia 29 de março, às 19h, no Centro de Formação de Professores do município de Sumé-PB, a solenidade de Colação de Grau dos formandos do semestre 2022.1 do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dos cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Sociais, Interdisciplinar em Educação do Campo, Superior de Tecnologia em Agroecologia e Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

Na solenidade, 48 formandos colaram grau, além de 3 que colaram grau antecipado, totalizando 51 novos profissionais que o CDSA/UFCG entregou para a sociedade.

Na ocasião foi homenageado o professor José Irelânio Leite de Ataíde, Paraninfo Geral das turmas concluintes. Ele foi saudado pelo vice-diretor do CDSA, professor Franklin Ferreira de Farias Nóbrega, que apresentou um perfil histórico do Paraninfo, mostrando aspectos da formação e vida profissional do homenageado.

A mesa solene foi composta pelo diretor do CDSA, professor Hugo Morais de Alcântara, pela representante do reitor da UFCG, professor Antônio Fernandes Filho, a secretária de recursos humanos da UFCG, professora Vilma Maria Sudério, o vice-diretor do CDSA - professor Franklin Ferreira de Farias Nóbrega, o Paraninfo das Turmas Concluintes do CDSA - professor José Irelânio Leite de Ataíde, bem como os coordenadores de graduação dos cursos do CDSA: Edvaldo Eloy Dantas Junior (Engenharia de Biossistemas); Janduy Guerra Araújo (Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos); Yuri Laio Teixeira Veras Silva (Engenharia de Produção); Wallace Gomes Ferreira De Souza (Licenciatura em Ciências Sociais); Sônia Maria Lira Ferreira (Interdisciplinar em Educação do Campo); Ana Cristina Chacon Lisboa (Superior de Tecnologia em Agroecologia) e; José Maria Pereira da Nóbrega Júnior (Superior de Tecnologia em Gestão Pública). 

A solenidade também foi prestigiada pelos coordenadores de Unidades Acadêmicas do CDSA, professores do CDSA, representantes da sociedade civil, pela pró-reitora de Assuntos Comunitários da UFCG, Maria Angélica Satyro Gomes Alves, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFCG, Gisetti Corina Gomes Brandão e a chefe de Gabinete da Reitoria da UFCG, Giliara Carol Diniz de Luna Gurgel.

Na oportunidade, a senhora Maeli Fernandes, integrante do quadro das prestadoras de serviço do CDSA, fez uma apresentação musical em homenagem aos concluintes e uma apresentação em homenagem aos parentes e amigos dos formandos.

O juramento foi realizado pelos concluintes Dayanny Bezerra de Lima Siqueira (curso de Tecnologia em Agroecologia), Karolina Solange Borges Teobaldo (curso de Engenharia de Biossistemas), Edson Oliveira da Costa (curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo), Lais Vaz Mendes (curso de Engenharia de Produção), Rhayssa Martins de Oliveira Veríssimo (curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos), Zenalda Florencio Sales (curso de Licenciatura em Ciências Sociais) e Valdécio Rodrigues de Sousa (curso de Tecnologia em Gestão Pública).

Para a Concessão de Grau, os seguintes estudantes representaram todos os concluintes de seus respectivos cursos: Jessica Micaele Mota de Araújo (Tecnologia em Agroecologia), Diego Gomes de Sousa (Engenharia de Biossistemas), Welson Fernandes de Freitas (Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo), Lais Vaz Mendes (Engenharia de Produção), Amannda Souza Silva (Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos), Aucilene Rodrigues da Silva (Licenciatura em Ciências Sociais) e Mariane Cazuza Santos (Tecnologia em Gestão Pública).

Discursos 

Fala do homenageado, professor José Irelânio:

Sobre a existência do Campus Sumé, falou: "O objetivo, ao propor a criação do campus de Sumé, para ali fazer funcionar o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Seminário, a nossa Universidade tinha como meta expandir suas ações de ensino, pesquisa e extensão, com a oferta de vagas para o ingresso em sete novos cursos. Além de fazer esse propósito dentro das políticas implementadas pelo governo federal, de interiorização da Universidade, foi uma importante iniciativa que buscou facilitar o acesso de jovens dessa região à Universidade".

"Além desse objetivo imediato de possibilitar a inúmeros jovens o direito a formação profissional de nível superior, a inserção da UFCG nessa região tinha também como objetivo, a médio prazo, contribuir para a construção de um novo paradigma em sentido tecnológico para o desenvolvimento sustentável do Seminário, abrindo novas perspectivas econômicas, produtivas e educacionais para o seu povo. Conseguimos alcançar esses propósitos? Creio que sim".

Dirigindo sua fala ao pais, disse: "Até muito recentemente, não tinha noção de que era ter uma filha ou um filho concluinte de um curso superior, de uma instituição pública.

Recentemente, a minha filha, que foi apresentada aqui na Ana Cláudia, concorreu ao curso de Psicologia, Mestre da Universidade do Campos, na Sede do Centro de Ciências da Saúde do CDSA. Olhando para trás, tenho certeza de que todos os seus esforços, as suas privações e as suas dificuldades estão longe. Hoje é a noite é do presente e do futuro, e tenho certeza de que ele será brilhante para cada uma de suas filhas e para cada um de seus filhos. Elas e eles ainda terão muito para ensinar a todos nós, mas ainda de agora em diante."

Falando aos formandos: “Boa parte do tempo aqui, nessa Universidade, foi durante esse período, os três anos da pandemia, quando tivemos muitas dificuldades com as atividades remotas. Felizmente, no período, nós retornamos à presencialidade. E aí, esse quadro nos remete a alguns questionamentos, algumas questões que foram muitas as dificuldades: de acesso à internet, de ficar só olhando atrás das janelinhas, com as carinhas e tal. Então, felizmente, chega a fase final do curso, de ir retomando a presencialidade, que é fundamental. Não se faz educação sem o olho no olho, sem a presença física. Essas atividades remotas realmente foi uma coisa desesperadora, pelo menos conseguimos superar. O momento é singular.

Que vocês não se esqueçam do juramento em nenhum dia de sua atividade profissional. Que vocês tornem à realidade, que deem aí efetividade. Que vocês sejam instrumentos de transformação das nossas realidades e de tantas outras quantas vocês possam alcançar. Uma transformação para melhor, para muitos.

Não tenha medo de ousar, não tenha medo de ser, não tenha medo de transformar o ser no que vocês aprenderam e já sabem que devem ser. Sejam e façam a diferença. Tragam melhores dias para todos nós e para o nosso país, em especial para a nossa região, e o mais importante, sejam felizes e entusiasmados com o que escolheram e com o que escolherem ser todos os dias. Não se esqueçam da felicidade e do entusiasmo de hoje, ainda que nos momentos mais difíceis”.

 

Fala da oradora, a formanda Rosane Marques:

“Chegar até aqui não foi fácil e aprendemos ao longo da vida que nada será, mais difícil seria se não tentássemos, o apoio dos nossos familiares, dos nossos amigos de longas datas, dos amigos que a universidade nos presenteou são essenciais nesse processo e essa conquista também é de vocês. 

Hoje não estamos realizando apenas nossos sonhos, mas sim dos nossos pais, irmãos, avós, amigos e comunidade eu não sou apenas eu, mas sim um pouco de cada pessoa que contribuíram e contribuem para o que eu sou e onde estou hoje. 

Que essas nossas graduações meus queridos, não se dêem por encerradas aqui, mas que possamos perseverar todos os dias em busca de nos aperfeiçoar cada vez mais e que a cada diploma conquistado continuemos sendo mais amor, mais respeito, que possamos ser cada vez mais comprometidos conosco e com o próximo, que em nossa bagagem nunca nos falte humildade, que sejamos sempre abraço que acolhe”.

 

Fala da secretária de recursos humanos da UFCG, Vilma maria Sudério:

"Enquanto pensava e escrevia, me esforcei para usar da imaginação, para compreender o que somente num instante dado é possível, a emoção de ver tantos rostos embelezados e olhares brilhantes pela conquista do grau, uma atmosfera que não se permite descrever, apenas se deixa ver e sentir. É a mágica deste momento que a faz assumir proporções de outro não. Ganha essa dimensão nobre não porque conseguiram o diploma de graduação, mas por tê-lo conseguido, cada um com sua história que inspira a vida. Mais que receber o título, vocês aqui provam que a caminhada, embora árdua, é sempre possível quando ela não se faz sozinha. Com vocês, alguns caminhantes acompanharam o trajeto que os trouxeram até aqui: As suas famílias, suporte naqueles momentos de maiores desafios durante a árdua travessia; Os professores e coordenadores para os quais devoto minha admiração e respeito, pelo exercício de seu magistério, que se deu debaixo de muito estudo, dedicação e paciência, e toda a comunidade acadêmica.

Nesta caminhada, cada um foi exercer seu papel na vida de vocês, sem que ninguém se desse em conta de que a formação é uma construção coletiva, que ultrapassa os espaços da universidade. Esse espaço de aprendizado que rendeu o fruto da conclusão do curso, é muito amplo e positivamente contagioso.

O mercado de trabalho e o segmento da vida acadêmica através de uma pós-graduação, são novos campos para deles novas histórias serem construídas. Continuem a jornada, que a este momento, seja a maior lembrança revisitada de tempo em tempo por cada um de vocês, com o propósito de lhes servir de estímulo nas ocasiões em que as novas jornadas se tornarem transponíveis. Vocês verão que é apenas uma cena repetida de um filme sem fim, repetida em proporções mais aperfeiçoadas.

Sou toda felicidade com vocês, queridos concluintes. Sou toda encantamento por este ato solene que projeta vidas a um nível maior. Sou toda saudação aos meus tempos de etapas vestidas na vida acadêmica. Sou toda satisfação de retornar ao campus Sumé nesta ocasião tão nobre. Minhas congratulações a todos vocês que conseguiram esta Colação de Grau.

 

Saudação do diretor do CDSA, professor Hugo Morais, aos formandos:

“Minha saudação especial a todos os formandos do CDSA-UFCG e a seus familiares, que apoiaram seus filhos, sobrinhos, netos, irmãos, esposos, esposas e parentes para concretizar a conclusão de um curso superior em uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade. Sem o apoio de seus familiares e amigos, talvez não estivessem hoje tendo a conquista de seu curso superior.

No dia 18 de março de 2018, a UFCG e as demais Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do Estado da Paraíba, suspenderam suas atividades presenciais, acadêmicas e administrativas. E hoje retomamos a solenidade de colação de grau do período 2022.1 de forma presencial, graças a Deus. Sabemos que enfrentaram momentos de muito trabalho, cobranças, alegrias e tristezas, mas com sabedoria, perseverança, força, fé, dedicação e apoio de seus familiares, estão reunidos, neste momento, para celebrar a sua formatura, que deve ser lembrada com alegria e esperança.

Consegui conviver com alguns de vocês, durante os períodos letivos que ministrei disciplinas, em realização de trabalhos de extensão, pesquisa e de orientação de estágio supervisionado, onde percebi o enfrentamento de desafios, os conflitos que nos amedrontam ou nos fortalecem, a busca pelo conhecimento, o cumprimento das atividades pertinentes a sua formação acadêmica em nível superior, infelizmente em nosso País, um privilégio para poucos, o companheirismo dos amigos que se irmanam em momentos difíceis e o desenvolvimento de habilidades que os tornarão a partir de hoje, detentores de um título de graduação, em um dos sete cursos oferecidos por meio do CDSA-UFCG e, porque não afirmar o amadurecimento na busca da sua maturidade.

Além do certificado de conclusão do ensino superior, que estão prestes a receber, aprenderam a se relacionar com desconhecidos, com demandas que pareciam impossíveis de atender, mas com a ajuda de algum colega, amigo ou parente e por sua dedicação, conseguiram vencer as adversidades.

Desejo que no desenvolvimento de sua profissão, possam atuar de forma presente, pensando sempre no que pode fazer para ajudar ao próximo, independente de opção de credo, política, cor e raça, de identidade e de gênero, com respeito a diversidade de todas as formas.

As mudanças e transformações em nossas vidas acontecem, mas nem sempre de forma tranquila e fácil. Terão que andar por caminhos tortos e as vezes longos e cansativos, mas não desistam, lutem por seus ideais, por sua profissão sempre com respeito ao próximo, não desistam de seus sonhos e que continuem sendo perseverantes.

A UFCG estará sempre de portas abertas para ajudar a todos e todas”.

Vejas as fotos da solenidade aqui.

 

Assimp CDSA/UFCG

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página