Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > CDSA forma novos profissionais em Colação de Grau do semestre 2021.1
Início do conteúdo da página

CDSA forma novos profissionais em Colação de Grau do semestre 2021.1

imagem sem descrição.

Foi realizada nesta quarta-feira, 4 de maio de 2022, a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes do Semestre 2021.1, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade federal de Campina Grande. O evento aconteceu de forma remota através com transmissão pelo YouTube (veja aqui).

Colaram grau formandos dos cursos de graduação de Licenciatura em Ciências Sociais, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Interdisciplinar em Educação do Campo e Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

O homenageado nesta solenidade, escolhido como Paraninfo Geral das turmas concluintes foi o deputado federal pela Paraíba, Frei Anastácio, saudado pelo diretor em exercício do CDSA, professor Franklin Ferreira de Farias Nóbrega.

A solenidade teve a participação de representantes dos conselhos do CDSA (CONSAD e CEPE), foi transmitida com tradução em Libras e teve como oradora das turmas concluintes a aluna Virgínia Micaela de Amorim Silva, do curso Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.

Vejam alguns recortes dos discurso durante a solenidade:

Diretor do Centro em exercício Franklin Nóbrega

“A cada oportunidade dada, referenciamos a nossa gratidão em absoluta medida de justiça e reconhecimento aos servidores (terceirizados, docentes e técnicos administrativos), que em perene e mútuo esforço, se revelam cidadãos comprometidos com a educação pública e de qualidade, provocados pelos desafios das suas laborativas demandas, e provados pelo desvelo de suas ações em todos os ambientes acadêmicos e administrativos.

Aos alunos, nossos maiores credores, signatários em absoluto do honorífico fazer educacional, que assinala o conhecimento como força motriz capaz de alavancar sonhos, mudar realidades e projetar futuros, a partir deste nosso cariri ocidental, nossa maior reverência e votos de sucesso. A estes, eu digo que hoje não representa apenas o fim de uma etapa, mas principalmente, o início de uma nova caminhada.

O CDSA, nos seus 12 anos de existência e resistência, firma-se na concretude das ações de ensino, pesquisa e extensão, reduto exemplar de transformações sociais, franqueando as portas do ensino superior, um arauto de esperança, para todos que vislumbram a educação, como vereda certa e reta, capaz de levar, e elevar à sociedade, ao status de justa e cidadã.

Além do propósito imediato de possibilitar a inúmeros jovens o direito a uma formação profissional de nível superior pública de qualidade, a inserção da UFCG no Cariri Paraibano tem como objetivo contribuir para a construção de um novo paradigma científico-tecnológico para o desenvolvimento sustentável do semiárido, abrindo novas perspectivas econômicas, produtivas e educacionais para o seu povo e para a população que habita o Bioma Caatinga como um todo.

A tessitura do hoje faz o amanhã. Precisamos desfiar, e desafiar... Portanto, são vocábulos de ordem: prosseguir, marchar avante, ir adiante, continuar a jornada aprazada pelo período letivo, que se instaura, para os que aqui continuam; e, conquistar novos e desafiadores espaços, para os que hoje concluem esta importante etapa.”

Sobre o Paraninfo, falou o diretor em exercício: “Esse momento é de gratidão ao Frei Anastácio, pelos recursos destinados ao CDSA e, principalmente, pela atenção destinada a educação e outras causas de interesse do Cariri Paraibano. Por indicação da UATEC (Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento) e em nome das turmas de formandos 2021.1 dos cursos que fazem o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, prestamos essa singela homenagem”

Fala do diretor do Centro Hugo Morais de Alcântara

“Sabemos que todos vocês enfrentaram momentos de muito trabalho, cobranças, alegrias e tristezas, mas com sabedoria, perseverança, força, fé, dedicação e apoio de seus familiares, estão reunidos, neste momento, para celebrar a sua formatura, que deve ser lembrada com alegria e esperança.

Todos e todas enfrentaram desafios, conflitos que nos amedrontam ou nos fortalecem, buscaram o conhecimento e a informação, cumpriram às atividades pertinentes a sua formação acadêmica em nível superior, infelizmente em nosso País, um privilégio para poucos.”

Nos momentos difíceis o companheirismo, a amizade e ajuda de seus colegas de turma, dos servidores técnicos administrativos, de seus familiares e o desenvolvimento de habilidades durante o seu curso, os tornarão a partir de hoje, detentores de um título de graduação, em um dos cursos oferecidos por meio do CDSA/UFCG.”

“Espero que possam um dia retornar ao Campus de Sumé da UFCG como um colega de trabalho para desempenhar um trabalho essencial ao público.

O serviço público nos engrandece e faz a sociedade perceber e refletir o que seria de nós se não fossem os trabalhadores que diariamente saem de suas casas para trabalhar na limpeza dos ambientes públicos e privados, dos técnicos de enfermagem, das enfermeiras, dos biomédicos, dos farmacêuticos, dos motoristas, dos policiais, dos bombeiros e todas as profissões que são exercidas com dignidade e pensando na formação de cidadãos.”

E o que falar dos professores e dos servidores técnicos administrativos? Todos foram mestres e doutores para aprender em um curto espaço de tempo uma nova possibilidade de trabalho. Transformaram suas casas em escritórios, contrataram internet com maior velocidade, para oferecer o melhor para o público em geral, a finalidade maior da prestação do serviço público.

Espero que lembrem do Ensino Público com carinho. Pois ele transforma nossas vidas, o Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, salva vidas, vacinas salvam vidas.

A ciência deve ser usada com parcimônia e dedicação para descobertas e controle de doenças, progresso da sociedade e geração de riqueza para todos e não apenas para alguns.

Na pior crise vivenciada em termos de saúde pública, com repercussão econômica e financeira em nosso país, redução do orçamento do MEC e dos recursos destinados, trouxeram desafios para a realização de ações administrativas no CDSA e, mais uma vez, ressalto que, sem a ajuda do Deputado Frei Anastácio, nenhumas destas ações teria se tornado realidade.

Estamos fazendo o possível para melhorar a condição de trabalho e de estudo para toda a comunidade acadêmica do CDSA-UFCG. Meus agradecimentos em nome de todos os que fazem o CDSA-UFCG.

Aos estudantes deixo a mensagem de que perseverem, sejam fortes e lutem por seus ideais. Mantenham-se sempre no caminho da verdade e da ética profissional. Não desistam de seus sonhos e trabalhem firme para conseguir seus objetivos.

O CDSA está e continuará sempre de portas abertas para ajudar a todos e todas.”

Homenageado Frei Anastácio

“Queria agradecer e dizer que fiquei muito feliz e estou muito emocionado por ter sido escolhido paraninfo das turmas. Confesso que toda vez que ouço de amigos, conhecidos ou parentes que alguém está formando eu fico muito emocionado, pois a minha felicidade é um misto de sensação de que vocês estão iniciando uma Jornada para servirem de alicerce desta nação brasileira.

Que bom participar deste momento e de alguma forma ter contribuído para a jornada de vocês? Graças a Deus e ao mandato de deputado federal que tenho a honra de ocupar e destinar durante três anos de mandato quase R$ 1 milhão e 400 mil para esta instituição, a Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé.

Este valor é apenas o começo de uma jornada ainda maior que teremos pela frente, contem comigo, entretanto, sabemos que cada um evolui de acordo com suas necessidades e transpuseram todas as barreiras para finalizar uma etapa que começou de uma jornada. O valor de vocês vai muito além das notas de provas, boletim histórico escolar. Muito além do que qualquer professor possa calcular, o valor de você é imensurável, por isso, acredite em si mesmo, acredite em seu potencial e trilhem seus caminhos e de sua maneira, pois, com toda certeza, será incrível. 

Não deixem que ninguém diminua vocês, superem suas expectativas sempre, formandos. 

Todos os grandes filósofos escritores professores, bem como todas as outras profissões, chegaram tão longe por acreditar em suas palavras em seu melhor e eu espero que você também acredite. 

O ensino foi apenas uma prévia de como será a vida daqui para frente. Com responsabilidade, afazeres, respeito, determinação e sempre com educação. 

Levem seus valores para todos que conhecerem pois sei que cada aluno desta turma maravilhosa fará a diferença no mundo para melhor ter a certeza de tudo isso. 

Agradeço a todos por ter me escolhido como paraninfo. E espero ter escolhido as palavras certas. É a primeira vez que eu sou paraninfo de uma turma assim. Eu não sei como agradecer por tudo isso. A vida é um círculo de começos e fins, e hoje, mais um ciclo se encerra para que depois vocês possam iniciar outros objetivos e metas.

Fiquem com os meus mais sinceros agradecimentos e meu compromisso de além dessa conclusão de curso, podem contar pessoalmente comigo e eu conto com vocês. Muito obrigado e sintam-se todos e todas abraçadas e continue contando com o nosso mandato em favor da educação e da Universidade, muito obrigado.” 

Oradora Virgínia Micaela

O dia de hoje remete um filme, não necessariamente um filme com um roteiro programado e executado perfeitamente. Mas, sei que cada um aqui presente teve sua história, seu trajeto de forma individualizada, cada um enfrentando seus obstáculos, seus dias de incertezas, e com muita persistência conseguiu chegar até aqui, e encerrar esse ciclo.

Sabemos o quanto foi gratificante toda nossa trajetória, todas as amizades que irão nos acompanhar ao longo de nossa jornada, aquelas amizades que talvez não veremos com tanta frequência, mas iremos lembrar com muita gratidão. Afinal, a vida é feita de ciclos, alguns se encerram para outros começarem.

Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho, e que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

Além do diploma que alcançamos como profissionais, hoje podemos dizer que também sairemos com o diploma para a vida, e sim, a educação transforma vidas, e posso enfatizar que o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido transforma vidas, como Paulo Freire descreve “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Perfil do homenageado

Biografia do Deputado Frei Anastácio Antônio Ribeiro -Frei Anastácio , nascido da cidade de Esperança do estado da Paraíba, em 03 de março de 1944, filho da Sra Rosa Luna Lins e do Sr. João Ribeiro. Conhecido e reconhecido na luta pela Reforma Agrária na Paraíba, apoiando os trabalhadores rurais sem terra e a agricultura familiar, Frei Anastácio já tem quase quarenta anos dedicados à causa.

Na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores, o Deputado Frei Anastácio não mede esforços nem mesmo palavras. Para ele, o que importa é conseguir garantir melhores condições de vida para a população. Foi com esse propósito com uma história marcada pela resistência e coragem que ele chegou ao cargo de deputado. No exercício das atividades parlamentares, não podia ser diferente. Indignado com a política de exclusão e burocrática dos governos, Anastácio faz do mandato a expressão do sentimento e das reivindicações de cada trabalhador.

Tudo começou em 1969 quando Frei Anastácio saiu do seminário em Lagoa Seca – da Ordem dos Franciscanos – ,e foi para o noviciado em Serinhanhém, no interior de Pernambuco, cidade onde predominava a monocultura da cana-de-açúcar. Nesse período, ele iniciou um trabalho nos engenhos, junto aos canavieiros.

Nascido no interior do estado da Paraíba e filho de pequenos agricultores, a dura realidade desses trabalhadores rurais e a miséria em que viviam foram os aspectos que mais o impressionaram Frei Anastácio. Foi a partir de então que começou a refletir sobre a necessidade de mudança da sociedade. Começou também a pensar sobre a questão agrária, o desemprego e a opressão que os trabalhadores sofriam.

Sempre participou ativamente do movimento estudantil e popular. A partir da desapropriação da fazenda Mucatu, em 1976, começaram vários conflitos no litoral paraibano. Todas essas lutas foram a base para a origem da Pastoral Rural na Paraíba, apoiados pelo arcebispo, na época, Dom José Maria Pires.

O Frei Anastácio permaneceu como vigário na casa do Convento Nossa Senhora do Rosário de 1985 a 1988, em Jaguaribe, onde mora até hoje. Com uma história marcada por prisões arbitrárias e condenações injustas, mas acima de tudo marcada por muitas conquistas: 1. Criação da Comissão Pastoral da Terra, importante na luta pela democratização da terra na Paraíba, participando de vários eventos de importância local e de Campanhas Globais pela Reforma Agrária; 2. Trouxe a discussão sobre a violência no campo contra trabalhadores rurais para a pauta e para os anais da Assembleia Legislativa da Paraíba, contribuindo para futuras discussões; 3. Com essas lutas conquistou três(3) mandatos de Deputado Estadual, a partir dos quais conseguiu aprovar projetos de lei, precisamente nas áreas de agricultura familiar, meio-ambiente, agroecologia, segurança pública (com ênfase ao Combate ao crime organizado e a violência no campo e na cidade), educação e cultura, sustentabilidade, causas de interesse de indígenas, transparência pública, ações de reintegrações de posse e despejos , defesa de isenções e benefícios sociais para os menos favorecidos 4. Muitas de suas lutas e ações têm sido realizadas no intuito da oferta da educação pública, gratuita e de qualidade. Ações como a defesa da educação de qualidade no campo e na cidade; Escola em tempo integral; Eleição para diretor de escola no estado da Paraíba e Escola sustentável podem ser citadas como parte do roll de ações defendidas por meio dos seus mandatos. 5. Essas pautas têm sido intensificadas durante o seu mandato de Deputado Federal, a partir do ano de 2029, principalmente apoiando, por meio da destinação de emendas parlamentares, a manutenção da estrutura e ampliação de instituições de ensino criadas por meio do programa de Expansão, interiorização e acesso ao ensino superior no Estado da Paraíba.

 

Assimp CDSA/UFCG

registrado em:
Fim do conteúdo da página