Página inicial > CDSA > Notícias > Programas de extensão Pascar e Educasolos no CDSA comemoram o Dia do Agricultor

Programas de extensão Pascar e Educasolos no CDSA comemoram o Dia do Agricultor

De retorno às ações presenciais, o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) e o Programa Educação em Solos nas Escolas (Educasolos), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da CDSA/UFCG, coordenados pelos professores Rivaldo Vital (UAEB) e Adriana Meira (UATEC) organizaram uma série de atividades pra comemorar o Dia do Agricultor.

Motivados pelo tema de cuidar do solo, os integrantes dos programas montaram as atividades, que tiveram início com um dia de campo no município de São José dos Cordeiros, no dia 20/07, com uma palestra sobre práticas de conservação do solo, ministrada pela Professora Adriana Meira, seguida de oficinas de compostagem, vermicompostagem e biofertilizante, ministradas pela equipe de extensionistas.

No dia 26/07 foi a vez do município de Parari receber a equipe dos programas de extensão para uma atividade com agricultoras e estudantes da escola municipal, numa alegre oficina de pintura com tinta de solo – geotinta – e de minhocultura, além da distribuição de mudas de frutíferas e de húmus.

Na quarta, 27/07 a professora proferiu palestra para professores, na escola municipal de Congo, apresentando as ações dos Programas e estabelecendo parcerias com as secretarias de educação e agricultura para o desenvolvimento de atividades ligadas à educação e conservação do solo.

As atividades terão continuidade amanhã, quinta feira, com a recepção ao Espaço do Solo, de estudantes das escolas Agrotécnica e Pai Eterno de Sumé, culminando na sexta, dia 28, quando a equipe estará no Sítio Cazuzinha, em Cordeiros, participando da Feira Rural atendendo a convite da Secretaria de Agricultura, com oficinas de geotinta e troca de sementes.

A data

28 de julho é comemorado no Brasil o Dia do Agricultor, data, instituída em 1960 por meio do DECRETO Nº 48.630, em razão do centenário do Ministério da Agricultura. A data celebra a importância das mulheres e dos homens do campo para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Esse é um dia para todos reconhecerem o trabalho árduo que é necessário para alimentar e abastecer uma nação.

Podemos dizer que a profissão ou o exercício dos agricultores é uma das mais antigas da história da humanidade. Eles não apenas fornecem a uma nação os alimentos que comemos, mas também contribuem para nossa economia de várias maneiras. Antes mesmo de as sementes chegarem ao solo, os agricultores fornecem um fluxo de empregos, porque a agricultura está presente em diversas atividades do dia-a-dia, com produtos e áreas adicionais que dependem dela e incluem: couro, vestuário, restaurantes, bebidas, têxteis, transporte por caminhão, ferrovia, silvicultura, produtos farmacêuticos, transporte, insumos, dentre outros.
Diversas cidades do Brasil celebram o Dia do Agricultor, com feiras, capacitações, oficinas, exposições, missas, palestras, dias de campo e festivais.

A data ´é uma oportunidade de homenagear e valorizar a mulher e o homem do campo, em seus saberes e fazeres na construção de um mundo melhor, mas é igualmente o momento de potencializar ações para disseminar práticas e estratégias para dialogar sobre a conservação do solo e promoção da sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. E na perspectiva do aprimoramento acadêmico, é um momento excelente para aproximar os estudantes da realidade das comunidades rurais, por meio da extensão universitária, pilar dinamizador da interlocução com o povo camponês, enfatiza a professora Adriana Meira.