Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Professora do CDSA-UFCG participa de projeto para produzir nanocosmético a partir da quixabeira
Início do conteúdo da página

Professora do CDSA-UFCG participa de projeto para produzir nanocosmético a partir da quixabeira

imagem sem descrição.

 

A Startup QUIXARM, instalada no Cariri Paraibano vai colocar no mercado o nanocosmético à base de Quixabeira. O Projeto Nanocosmético de Sideroxylon obtusifolium na Vitalização da Pele, submetido ao Programa Centelha 2 Paraíba foi aprovado, tendo como proponente a ex-aluna do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG e egressa do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Azenate Campos Gomes.

Participam como membros da equipe neste projeto os professores doutores Rui Oliveira Macêdo (diretor de Pesquisa Clínica do IPeFarM) e a Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA/UFCG, os quais foram orientador e co-orientadora, respectivamente, da proponente. 

O resultado final da seleção foi publicado e mostra que o referido projeto alcançou a 11° posição no ranking dos 39 aprovados.

O projeto dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos durante o doutorado de Azenate Gomes, visando o desenvolvimento de um nanocosmético da quixabeira, espécie nativa do Bioma Caatinga. A startup resultante desse projeto receberá o apoio na sua fase inicial do Sistema Ecoprodutivo do Bioma Caatinga da Fundação de Apoio a Biotecnologia e Inovação Tecnológica em Saúde (SEBIC/FUNBITS) do Município de Serra Branca-PB.

A Estação Experimental da SEBIC/FUNBITS disponibilizará para esse projeto, um módulo de produção de Sideroxylon obtusifolium e toda a estrutura de secagem, moagem e obtenção de extratos e laboratórios para transformação da quixabeira no nanocosmético.

A FAPESQ-PB está em fase de organização do contrato com as startups para o financiamento e início da execução do projeto, que deverá ocorrer no início do mês de março de 2023.

Assimp CDSA/UFCG

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página