Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Professores do CDSA lançam e-book infantil sobre a importância das minhocas para o solo
Início do conteúdo da página

Professores do CDSA lançam e-book infantil sobre a importância das minhocas para o solo

Foi lançado pela Editora Universitária da UFCG (EDUFCG) o e-book infantil "Diário de bordo da minhoca Paspim", de autoria dos professores Adriana Meira e Rivaldo Vital, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. A obra traz como tema central a importância das minhocas para a promoção da qualidade do solo.

"Um dos objetivos do livro é suscitar nos pequenos leitores uma reflexão sobre o cuidado com a vida do solo e como nós seres humanos somos responsáveis por realizar transformações positivas para promover a sustentabilidade social e ambiental", informa os autores.

A obra que tem como personagem central, Paspim, a mascote do Projeto Solo na Escola/UFCG, e faz um relato da trajetória das minhocas desde os primeiros registros históricos e se desenrola na conversa da mascote sobre seu dia a dia, curiosidades, particularidades e importância na conservação do solo, numa proposta interativa para aprimorar o interesse e a compreensão do leitor sobre os assuntos abordados.

As ilustrações da obra são dos estudantes que foram monitores do Projeto Solo na Escola/UFCG: Diogo dos Santos Oliveira e José Ilton Pereira Alves, que buscaram agregar as imagens à narrativa, para prender a atenção dos leitores com o encanto da vida do solo.

"Estou bastante feliz com a conclusão desse trabalho", disse a professora Adriana Meira que falou sobre a importância do livro também como contribuição para professores da Educação Básica: “Ele apresenta a atividade das minhocas de forma simples, lúdica e cheia de regionalismo, de maneira a orientar os leitores para a importância desse organismo do solo, ajudando professores na abordagem contextualizada sobre o assunto”.

A obra é gratuita e está disponível para download na Editora da UFCG (https://bit.ly/3uCuJJ8).

 

Assimp CDSA/UFCG

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página