Página inicial > CDSA > Notícias > UFCG firma acordo de cooperação com a UNEB para estudo sobre movimentos sociais

UFCG firma acordo de cooperação com a UNEB para estudo sobre movimentos sociais

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) firmou um acordo de cooperação com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para realizar um “Estudo sobre os movimentos sociais na América Latina e seus impactos na dimensão educativa, em espaços formais e não formais, na luta e fortalecimento da identidade dos territórios".

O acordo nasce pela participação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (NUPEFORP) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, representado pela professora Maria do Socorro Silva (CDSA/UFCG), na Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede PECC-MS), proposta pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da UNEB.

A Rede PECC-MS por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, buscará organizar, formalizar e institucionalizar em rede as universidades públicas, federais e estaduais, do Brasil, Argentina, Colômbia, México e Venezuela, visando à interlocução, troca de conhecimento e experiências da realidade sobre a relação dos movimentos sociais e a educação do campo e da cidade. Pretende-se construir conhecimentos, coletar e analisar dados dessa realidade, realizar diagnósticos, traçar o perfil das populações do campo e da cidade, identificar as carências e necessidades no processo de apropriação de territórios, reconhecer e classificar os problemas e apontar soluções que permitam coletivamente reformular e criar políticas públicas em educação no campo e na cidade.

A proposta da Rede é provocar o diálogo, oferecer suportes técnicos e cadastrais ao poder público e as organizações da sociedade para o conhecimento e enfrentamento da realidade socioeducacional nos espaços formais e não formais, na luta e fortalecimento da identidade dos territórios.

O cronograma de execução das atividades estende-se até 2024.