Página inicial > CDSA > Notícias > Curso do CDSA/UFCG é indicado no Índice Geral de Cursos (IGC) como a melhor graduação nos últimos dez anos

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no último dia 2 os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, referentes ao ano de 2022. No resultado anual do Índice Geral de Cursos (IGC), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) manteve o conceito 4 (IGC contínuo 3,44), em uma escala de 1 a 5. A UFCG ainda melhorou o índice em relação à última avaliação, em 2021 (IGC 3,33), ficando entre as 10 melhores instituições federais de Ensino Superior da Região Nordeste.

O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas dos cursos de graduação e dos conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas de cada curso.

Além do IGC, o MEC/Inep apresentaram outros resultados da Qualidade da Educação Superior em relação ao ano de 2022, como informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), os quais são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre os critérios avaliados estão a estrutura da universidade, a titulação do corpo docente, entre outros indicadores.

Os resultados abrangem uma amostra de 7.569 cursos com o IDD calculado, 8.934 cursos com CPC e 1.998 instituições avaliadas com o IGC. Ao longo dos três anos referentes ao último ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos foram avaliados – o exame foi adiado, em 2020, em função da pandemia. Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado.

Dos oito cursos da UFCG avaliados no Enade, dois obtiveram conceito 4, em uma escala de 1 a 5: Administração (Campina Grande) e Psicologia (Campina Grande). Os demais cursos - Direito (Sousa), Administração (Sousa) Ciências Econômicas (Campina Grande), Ciências Contábeis (Sousa), Serviço Social (Sousa) e Tecnologia em Gestão Pública (Sumé) -, alcançaram o conceito 3.

“O IGC Contínuo da UFCG apresenta o melhor índice dos últimos dez anos, o que representa uma melhora na qualidade da instituição e reflete o trabalho que vem sendo realizado para o seu aprimoramento no cenário local, regional e nacional”, ressalta Almir Anacleto, Procurador Educacional Institucional da UFCG.

O reitor Antonio Fernandes também celebrou os resultados. "Continuamente, de forma literal, a UFCG vem avançando passo a passo num caminhar que a consolida nos cenários regional e nacional. Tal expressão, pontuada pelo conceito crescente no IGC muito orgulha a nossa comunidade acadêmica e, com certeza, referenda as ações da Reitoria – quando atingimos o maior índice dos últimos dez anos. O fazer da nossa universidade, nas suas práticas de ensino e aprendizagem, nas suas ações de ensino, pesquisa e extensão – reforçadas pelos programas de assistência estudantil, a qualificação e capacitação dos servidores docentes e técnico-administrativos – revigoram o vanguardismo e reforçam o comprometimento institucional com o desenvolvimento da ciência e a evolução social. Parabéns à nossa UFCG, que, neste dia, completa 22 de criação, por este passo a mais neste novo caminho", destacou.

Acesse aqui os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior