Página inicial > CDSA > Notícias > Representantes do projeto Segurança Hídrica do CDSA/UFCG realizam Missão de Pesquisa em São Paulo

Nos dias 4 a 8 de dezembro aconteceu em São Paulo  junto a Universidade Federal do estado em parceria com a Federal do ABC, a Universidade do Vale da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG, a Missão de Pesquisa do projeto Segurança Hídrica financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba FAPESQ, e coordenado pelo professor Irivaldo Alves do curso Gestão Pública e do mestrado ProfÁgua.

A finalidade da ação foi justamente a de troca conhecimentos acerca do uso e acesso à água e ao saneamento do abastecimento público entre a bacia hidrográfica da região do Alto Tietê, e a bacia hidrográfica do rio Paraíba que abrange a região do cariri, especialmente Sumé-PB e Monteiro-PB.

Durante o trajeto foi visitado o projeto Alana, e também a empresa de abastecimento público Sabesp. Esta ação é decorrente da primeira missão que houve na Paraíba no mês de junho de 2023, quando a equipe de São Paulo conheceu o sistema de abastecimento do estado da Paraíba, a transposição do rio São Francisco e também diversas regiões. “Foi uma missão bastante rica.” Segundo professor o Irivaldo.

A perspectiva é de continuidade para o próximo ano com o trabalho de pesquisa dentro do projeto Segurança Hídrica, e com a intenção de produzir diretrizes focadas nas mudanças climáticas e seus impactos no abastecimento público das cidades.

O projeto conta com professores do CDSA ligados ao ProfÁgua, professores do Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal de São Paulo,  Universidade Federal do ABC e Universidade do Vale da Paraíba, sob a coordenação do professor Irivaldo Alves do Campus Sumé-PB.

Assimp. CDSA/UFCG