Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Professores do CDSA são convidados a participarem da Feira de Saberes, Sementes e Sabores
Início do conteúdo da página

Professores do CDSA são convidados a participarem da Feira de Saberes, Sementes e Sabores

imagem sem descrição.

Brejinho realizará a 7° edição da Feira Saberes, Sementes e Sabores nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2023 em Vila de Fátima, Brejinho-PE

A Feira de Saberes, Sementes e Sabores de Brejinho é um evento anual que acontece, desde 2015, na comunidade de Vila de Fátima e tem por objetivo promover a agroecologia no município de Brejinho e região do Pajeú por meio da troca de conhecimentos, de sabores e de sementes crioulas entre agricultores(as) familiares camponeses(as), escolas, universidades e movimentos sindicais e sociais do campo. 

Os docentes do CDSA que estarão prestigiando o evento serão Luan Gomes, Adriana Meira, Valdonilson Dos Santos, e Paulo Cézar, como também a servidora Carla Mailde (Técnica em Agroindústria). A feira é um processo protagonizado pelas mulheres, verdadeiras guardiãs de sementes crioulas, de saberes e de sabores tradicionais, que mantêm seu vínculo com a natureza e buscam engajar agricultores(as) nessa construção. É um espaço de troca e construção de conhecimento que não se resume aos dias de evento. 

O evento é a culminância de um processo muito mais amplo que busca envolvimento direto dos jovens nos preparativos da feira; o envolvimento da escola local, evidenciando a importância da relação Escola-Comunidade; o envolvimento das Associações Rurais locais no processo de organização; a participação de outros grupos de mulheres; a divulgação para estimular a participação cada vez maior de camponeses(as), entre outros.

Esse ano está sendo preparando uma programação repleta de trocas e saberes que envolvem a exposição e troca das sementes crioulas, artesanatos, sabores locais, oficinas com temáticas relacionadas à agroecologia, dia de campo para conhecer as experiências camponesas locais e muitas atividades culturais. Além disso, acontecerão momentos Pré-Feira nos dias 20 e 21 de setembro para agregar ainda mais o evento com momentos religiosos (missa e culto evangélico), bingo, quermesse e apresentações culturais. 

A Feira é uma realização das comunidades rurais com apoio de parcerias e doações, e este ano vem desenvolvendo algumas ações para arrecadação de recurso, dentre elas a campanha do Pix Solidário.

Assimp. CDSA/UFCG

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página