Página inicial > CDSA > Notícias > 1º Seminário Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga tem como participante a professora Alecksandra Vieira da UFCG - Campus Sumé

Numa iniciativa coletiva de várias instituições nacionais dos governos federal, estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil, da academia, do consórcio Nordeste, que lidam com a temática da Sustentabilidade na Caatinga acontece de 28 a 30 de junho, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, o Semiárido Nacional do Desenvolvimento Sustentável da Caatinga (Seminac) sob a coordenação de uma parceria executiva do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade Gestora de pesquisa do Ministério de Ciências, tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Idesne).

Durante os três dias do Seminac, o Bioma Caatinga exclusivamente brasileiro será o foco do debate e temas serão abordados como: Políticas Públicas; Mudanças Climáticas; Inovações e novas territorialidades; Cultura, sociodiversidade e alternativas para o desenvolvimento; Alimentação, combate à pobreza e alimentos saudáveis.

O economista Adroaldo Quintela, diretor Executivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Idesne), um dos secretários-executivos do Semiárido junto com a presidente do INSA, Mônica Tejo, reforça a real necessidade de conhecer o Bioma Caatinga como Patrimônio Nacional.

A coordenadora da temática é a doutora em Ecologia e Recursos Naturais e vice-presidente do Conselho Nacional da Biosfera Caatinga, Alecksandra Vieira de Lacerda coordena o Eixo 2, sob a temática Mudanças climáticas, serviços ecossistêmicos e geodiversidade.

"O semiárido é uma oportunidade para nós, atores sociais, discutirmos possibilidades e desafios do nosso bioma quanto à sua sustentabilidade. Em especial, nas temáticas de Mudanças Climáticas, serviços ecossistêmicos e geodiversidade vamos observar nosso bioma para ações positivas que estejam centradas dentro do eixo de sustentabilidade", reforçou a coordenadora do Eixo 2.

Matéria completa no link: https://www.mflip.com.br//pub/NORDESTE/index.jsp?edicao=12006&code=1687375212576#page/20