Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CDSA > Notícias > Minicurso Formação Política Liberalismo e Democracia será realizado CDSA
Início do conteúdo da página

Minicurso Formação Política Liberalismo e Democracia será realizado CDSA

Nos dias 1 e 8 de novembro deste ano, será ministrado o Minicurso de Formação Política LIBERALISMO E DEMOCRACIA no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), Campus de Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande.

O principal objetivo é de centrar o foco explicativo no nascimento do Estado Liberal em meio ao processo e contexto histórico do início da Idade Contemporânea, mesclando os conceitos teóricos da política moderna e contemporânea ao movimento histórico dos principais acontecimentos. O curso será ministrado pelo professor Doutor José Maria P. da Nóbrega Jr., do quadro permanente da UFCG.

"Além dos conceitos clássicos de Liberalismo e Democracia (o primeiro como formato de Estado e o segundo como forma de governo), traremos o conceito de Socialismo como contraponto ao Liberalismo e, por sua vez, a própria democracia como forma de governo", informou o professor.

O curso se dará em dois encontros de quatro horas de aula expositiva com troca de ideias e demonstrativo de uma literatura fundamental para entender os dois principais conceitos que intitulam o curso.

"A democracia no mundo contemporâneo tem no Liberalismo seu principal ingrediente e isso precisa ser entendido por todos que compõem a sociedade. O Brasil passa por um momento político muito complexo em que até os intelectuais da política se perdem em explicações vazias, conceitualmente falando. São tempos que confundem mais que esclarecem. Sendo assim, é importante cursos de formação política para um melhor entendimento da realidade político-social da democracia", explicou.

O Minicurso tem como principais objetivos: Demonstrar como surgiu o Estado Liberal; Demonstrar como surgiu a Democracia Moderna; Apresentar uma literatura relevante de forma simples e direta; Colocar os conceitos para a comunidade entender facilmente; Desconstruir o discurso autoritário travestido de democrata de maior parte da imprensa brasileira; Mostrar claramente à comunidade como está classificada a democracia na América Latina.

O público alvo do Minicurso é de grande alcance e está dentro da perspectiva da formação de extensão, sendo voltado para a comunidade acadêmica do CDSA, alunos, funcionários, técnicos, professores, imprensa, entre outros interessados.

A inscrição é gratuita, sendo feita através do e-mail: jose.maria@professor.ufcg.edu.br, colocando como assunto: INSCRIÇÃO NO MINICURSO "LIBERALISMO E DEMOCRACIA" e no conteúdo: Nome Completo, RG, Formação Acadêmica, Vínculo Profissional ou Acadêmico. São 30 vagas e as aulas ocorrerão no período da tarde (14h às 17h).

registrado em:
Fim do conteúdo da página