Página inicial > CDSA > Notícias > Semana da Conservação do Solo é encerrada no CDSA

Semana da Conservação do Solo é encerrada no CDSA

A finalização da Semana da Conservação do Solo no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG contou com diversas ações voltadas à reflexão para a conservação e preservação dos solos. A proposta do evento, alusiva ao Dia Nacional da Conservação do Solo (15/04), realizou ao longo da semana ações educativas relativas ao tema.

Na terça (25) a professora Adriana Meira (UATEC/CDSA), coordenadora do evento, proferiu a palestra “Uso e preservação dos solos da Caatinga”, na ECI Coronel Serveliano do município de Caraúbas, onde também foi realizada uma Oficina de Geotinta, pelo integrante do Grupo de Pesquisa Educação em Solos, o agroecólogo Ivson Sousa. Os fantoches do Teatrinho do Solo também estiveram presentes e encantaram a criançada da Escola Municipal Alice Jorge, numa conversa animada e especial sobre o cuidado com o solo.

Na quarta (26) alunos da Escola Municipal José Higino e da Escola Interdimensional de Jataúba, acompanhados do professor Antonio Damião, visitaram os Laboratorios de Solos, o Ateliê da Geotinta e a Área Experimental do CDSA.

Durante o evento, crianças e adolescentes ainda participaram de atividades, dinâmicas e interações com as monitoras Danielle Freitas e Paloma Amorim, culminando com uma roda de conversa no auditório do CDSA onde o aluno e poeta jataubense, Mateus Farias, declamou seu cordel ‘Solos e seus diversos tipos’.

A Professora Adriana avaliou como positivas as atividades desenvolvidas que são “de extrema importância para sensibilizar as crianças de modo bastante expressivo, o público em geral e os acadêmicos do CDSA em particular, para a compreensão da responsabilidade individual e coletiva para com o solo”.

A semana foi encerrada com uma palestra para estudantes, agricultores e extensionistas ministrada pelo professor Rivaldo Vital (UAEB/CDSA), intitulada “Salinidade dos solos cultivados: como surge e como conviver”. Para o Professor Rivaldo o momento foi um espaço importante para “discutir um dos maiores problemas que afetam o ambiente semiárido e afligem as pessoas do campo: a salinização dos solos”. Ao final da palestra foram distribuídas mudas de frutíferas, húmus e biofertilizante aos presentes.