Página inicial > Categorias > Programa Residência Pedagógica selecionará estudantes de Ciências Sociais do CDSA

• Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 11h23

O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus Sumé, a partir deste ano abrigará dois programas de apoio à formação inicial de professor de Sociologia: Pibid e Residência Pedagógica.

O Pibid se destina aos alunos do 1° ao 4° Período do curso, já a Residência Pedagógica aos alunos do 5° ao 8° Períodos. Mais informações serão divulgadas em breve.

Cada um dos programas terá 24 bolsas para alunos; seis bolsas para professores supervisores das escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano; e duas bolsas para professores coordenadores do CDSA/UFCG.

Os 48 bolsistas que serão selecionados no próximo mês de junho, iniciarão as suas atividades de iniciação à docência nas escolas conveniadas em agosto deste ano.

"Quando o assunto é formação de professor de Sociologia para a escola secundária, "o CDSA contribui para a melhoria da Educação brasileira com um dos serviços mais completos nesta área, pois, além de uma graduação específica – apoiada por programas pedagógicos de iniciação à docência de alta relevância – conta também com um mestrado profissional em ensino de Sociologia, com vistas à formação continuada de professores da Educação Básica", destacou o professor Rozenval de Almeida Sousa, coordenador do Programa Residência Pedagógica de Sociologia do Campus Sumé.

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, bem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.