Página inicial > Categorias > UFCG convoca estudantes para pesquisa do perfil socioeconômico

UFCG convoca estudantes para pesquisa do perfil socioeconômico

• Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 12h12

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está convocando seus estudantes de graduação para participarem da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais.

Os dados serão mantidos em segurança e as informações pessoais do aluno serão utilizadas apenas para a identificação no acesso à plataforma.

A pesquisa é fundamental para a construção de um perfil exato dos estudantes dos cursos presenciais do país e serão usados na formulação de políticas públicas que atendam às demandas de assistência estudantil.

Dados

De acordo com Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que coordena a pesquisa com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), estudos anteriores mostram que o número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil.

Os outros levantamentos feitos pela associação mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo, o que desmistifica a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas altas.

Veja aqui a convocação da UFCG e o link de acesso à pesquisa.

(Ascom UFCG)