Página inicial > CDSA > Notícias > Projeto de Defesa Sanitária da UFCG em Sumé encerra primeira etapa de produção do Álcool Glicerinado 70% deste ano

O Projeto de Defesa Sanitária do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus Sumé finalizou a primeira etapa de produção do Álcool Glicerinado 70% deste ano de 2021, que será destinado à prevenção de trabalhadores da saúde, da própria UFCG e da população do Cariri paraibano à infecção do Coronavírus.

Contando com a participação de professores e estudantes das unidades acadêmicas UAEDUC, UATEC e UAEB, bem como com profissionais voluntários e membros da comunidade, o Projeto dá continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de 2020.

Em maio deste ano, a produção de mais 245 litros do álcool foi finalizada, e sua distribuição começou a ser efetuada na última semana, através do apoio do Comitê Sanitário de Defesa Popular - CDSA/Sumé. Na ocasião, 30 litros de álcool foram entregues à comunidade rural do município de Caraúbas, em momento no qual foram realizadas intervenções das estudantes participantes do projeto acerca da importância da proteção da população camponesa contra o contágio.

“Especialmente no momento em que estamos, notadamente de UTI's lotadas em Campina Grande e João Pessoa e falta de leitos já nos hospitais do Cariri, demora no acesso à vacinação e aumento dos casos de contágio nos sítios e comunidades rurais da região, torna-se ainda mais relevante manter e elevar as medidas de proteção pela população, para evitar a contaminação pelo vírus e sua proliferação”, disse a professora Carolina Sá, uma das coordenadoras do projeto.

“Agradecemos à todos aqueles que têm se envolvido nessa ação de defesa popular em meio a pandemia provocada pela Covid-19”, disse a professora.

“Em 2020, foram atendidas 13 comunidades rurais e 5 bairros populares, todos em Sumé. Agora em 2021 iremos ampliar para outros municípios. Já fizemos entrega em Caraúbas e nesta semana iremos à zona rural de Camalaú”, concluiu.

Participação no projeto

Estão abertas as inscrições para a participação de estudantes e membros da comunidade externa no semestre letivo de 2021.1, para a etapa de distribuição do álcool, através de um formulário de inscrição (disponível aqui).