Página inicial > CDSA > Notícias > Seminários Estaduais para Atualização do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) começam no Estado da Paraíba

Evento marca o início de uma série de encontros em 10 estados e 4 regiões do país

Em março, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA-UFCG), localizado em Sumé, no Cariri paraibano, sediará o Seminário Estadual de Atualização do Programa de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB). Este encontro inaugura uma série de eventos que ocorrerão até maio, abrangendo 10 estados e 4 regiões do Brasil.

O objetivo principal é articular e mobilizar diversos atores da sociedade para discutir, compartilhar e refletir sobre conhecimentos, experiências e lições aprendidas, no combate à desertificação, mitigação aos efeitos da seca e convivência com a semiaridez, visando a elaboração do PAB. O público-alvo engloba toda a sociedade civil; os movimentos sociais; povos e comunidades tradicionais; pesquisadores; setor privado; governos estaduais e municipais.

A programação abrangerá uma variedade de atividades, incluindo apresentações sobre o panorama da desertificação e seca nas áreas afetadas, oficinas, debates, diálogos com os participantes, sessões plenárias, compartilhamento de experiências e trabalho em grupos temáticos para elaboração de propostas.

“Estes encontros estaduais e regionais desempenham um papel estratégico e fundamental na preparação para o Seminário Nacional e na atualização do PAB”, enfatizou o pesquisador do do Núcleo de Desertificação e Agroecologia do Instituto Nacional do Semiárido INSA/MCTI e coordenador geral do PAB, Aldrin M Perez-Marin.  Os acúmulos e discussões realizados nos seminários estaduais e regionais serão levados, em junho, para o Seminário Nacional, que acontecerá em Maceió, capital de Alagoas.

Sobre o PAB -  Construído pela primeira vez em 2004, o Programa de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB), busca identificar os fatores que contribuem para a desertificação e desta forma, direcionar governos, comunidades locais e sociedade, sobre medidas práticas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca. Em sua primeira versão, o Programa trouxe levantamentos de zonas suscetíveis à desertificação, prioridades de ação, bem como as providências que deveriam ser tomadas na região do Semiárido brasileiro, que abrange nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.

Em 2024, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) busca atualizar o Programa, que agora ganha caráter nacional. Apesar da região prioritária continuar sendo o Nordeste e o Semiárido, em outras regiões brasileiras encontramos processos semelhantes de desertificação e aridização.

A organização do cronograma é uma iniciativa conjunta do MMA, através do Departamento de Combate à Desertificação, em colaboração com a Fundação Joaquim Nabuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI). Além dos seminários estaduais, está prevista a realização de eventos regionais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Programação prevista:

Seminários Estaduais