Página inicial > CDSA > Notícias > Secretaria de Educação e Gestores Escolares de Jataúba visitam os espaços do Solo no Campus de Sumé

Uma caravana composta por 20 gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de Jataúba, acompanhados da Secretária de Educação Roseane Pereira Chaves Araújo, visitaram o campus do CDSA na manhã da terça-feira 27 de junho, para uma imersão às instalações do Espaço do Solo.

A comitiva foi recepcionada no Laboratório de Física e Morfologia do Solo, pela professora Adriana Meira, que apresentou as ações dos projetos de Educação em Solos que coordena e fez a doação de livros de sua autoria.

Durante a visita à Área Experimental de Manejo Ecológico do Solo, que foi acompanhada pelos monitores do Programa EDUCASOLOS, Paloma Amorim, Edson Silva, Jarlean Nóbrega e pelo Agroecólogo e integrante do Grupo de Pesquisa Educação em Solos, Ivson Sousa, os educadores conheceram as diferentes estratégias de conservação do solo, como o minhocário, os canteiros econômicos, o banco de sementes e o sistema de policultura.

“A partir dessa oportunidade, com certeza cada gestor voltará sensibilizado e levará para sua escola novas possibilidades de trabalhar na prática, o conhecimento do cuidado com o solo, adquirido junto aos monitores que de forma excelente dialogaram sobre as ações desenvolvidas. Para nós, essa parceria é muito relevante para o cotidiano das famílias e dos educandos, especialmente os que vivem e trabalham no campo e não conhecem as práticas de conservação do solo. Continuaremos juntos nessa proposta de ampliar o conhecimento do solo”, disse a Secretária Roseane.

Segundo o Agroecólogo Ivson Sousa, “a participação de acadêmicos nessas ações extensionistas é uma importante forma de incentivar a busca pelo conhecimento, melhorar a performance, a integração, as habilidades e competências preparando-o para o mercado de trabalho”.