Página inicial > CDSA > Notícias > Laboratórios da UFCG em Sumé desenvolvem primeiro App de Tomada de Decisão Multicritério do Brasil

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Análise de Dados (LADA) e do Laboratório de Prática e Engenharia de Produção (LAPEP), vinculados ao curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o aplicativo BORDAPP é uma ferramenta projetada para ajudar o decisor a tomar decisões de forma estruturada e assertiva.

O BORDAPP pode ser baixado na Play Store para dispositivos com sistema Android e pode ser utilizado para qualquer tomada de decisão em diversas áreas.

Utilizando o método Borda, de Tomada de Decisão Multicritério, o aplicativo permite ao decisor classificar as alternativas com base em critérios personalizados, atribuindo pontuações a cada um deles. Com uma interface amigável, o decisor pode inserir suas alternativas de escolha e definir os critérios relevantes para a sua decisão.

“O aplicativo calcula automaticamente as pontuações totais de cada alternativa, fornecendo um ordenamento da melhora alternativa para a pior. Além disso, o aplicativo oferece recursos adicionais, como exportação dos resultados e compartilhamento com outras pessoas”, detalhou o professor Daniel Augusto de Moura Pereira, coordenador de desenvolvimento da ferramenta.