Página inicial > CDSA > Notícias > Núcleo de estudo do CDSA realiza curso sobre Educação para as relações Étnico Raciais e Direitos Humanos

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura - NEPEC realizou ontem, 14 de junho, a primeira reunião com Secretários Municipais de Educação do Território do Cariri, Sertão do Pajéu e Moxotó, para apresentar o Curso de formação em Educação para as relações Étnico Raciais e Direitos Humanos. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação em parceria com as Universidades públicas e Institutos Federais.

O curso está em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, bem como, com o Plano Nacional de Implementação de tais diretrizes, cujo propósito é a melhoria do ensino na escola pública, e a implantação da educação étnico racial e por extensão o respeito e valorização às expressões e manifestações culturais das pessoas negras, atentando para o espaço local, a sua diversidade cultural, as relações de gênero e direitos humanos.

Além disso, o curso também respalda as legislações mais amplas que têm surgido em defesa da população negra, à exemplo do Estatuto da Igualdade Racial, que preconiza, dentre outros aspectos, o direito à participação nas atividades educacionais pautadas na defesa de seus valores socioculturais.