Página inicial > Noticias > UFCG realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em cidades do Cariri paraibano

• Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 15h33

De 15 a 19 de outubro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza no Cariri paraibano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento gratuito que acontece anualmente em todo o Brasil no mês de outubro. Este ano, a SNCT traz como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas.

O projeto que será desenvolvido no Cariri paraibano abordará o eixo temático “Desenvolvimento e a Sustentabilidade Associados com a Ciência para a Redução das Desigualdades”. O evento será realizado em espaços públicos nas cidades de Serra Branca e Camalaú e, em Sumé, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) e no Núcleo de Extensão Cultural com a ExpoCaatinga.

Durante os quatro dias de atividades na região, estão programados minicursos, oficinas, vivências, exposições, visitas a espaços temáticos, mostra de vídeos e apresentações culturais. Segundo a organização do evento, a ideia é difundir o conhecimento sobre as práticas e saberes regionais, impulsionando a ciência e a tecnologia no Semiárido brasileiro.

No Cariri paraibano, o evento é organizado pela UFCG, por meio do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB/CDSA) e do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido (CERDES). A coordenação geral é da professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3353-1850/3353-1879 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira a programação completa na página do evento.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Cariri Paraibano e VI ExpoCaatinga

15/10/2018 em Serra Branca-PB e 16/10/2018 em Camalaú-PB

• Vivências Ambientais no Semiárido

Exposição de matérias primas e produtos que remetem os potenciais do Bioma caatinga e de imagens das diferentes paisagens do Semiárido (Autora: Professora Alecksandra Vieira de Lacerda)

• Distribuição de mudas nativas do Bioma caatinga

Distribuição de mudas nativas do Bioma caatinga para fins de enriquecimento de caatinga, recuperação de áreas degradadas e paisagismo.

• Mostra de vídeos de potencialidades do Bioma caatinga e aspectos culturais do Semiárido
  • Apresentação de conhecimento científico gerado no Laboratório de Ecologia e Botânica – LAEB/CDSA/UFCG na região.

Apresentação de conhecimento científico gerado no Laboratório de Ecologia e Botânica sobre ecologia de ecossistemas, recuperação de áreas degradadas, Dinâmica e Caatinga, conservação ecossistêmica e cultivo de lavouras xerófilas, produção de mudas e educação ambiental

17/10/2018 - Núcleo de Extensão Cultural (NEXT/CDSA/UFCG) – Sumé-PB

• 07h - Desfile de Cavaleiros e Amazonas e de alunos da Escola Maria Leite Rafael, caracterizadas com as profissões dos seus pais ou características típicas das suas famílias – Objetivo: incentivo a redução das desigualdades sociais, valorização da cultura e potencialidades do bioma caatinga
  • 08h30 - Apresentação da Sociedade Filarmônica São Tomé
  • 09h - Orquestra Sanfônica UEPB (Monteiro-PB)
  • 09h30 - 18h - Exposição Vivências no Semiárido – Sala da Sustentabilidade, Museu interativo, Museu Vivo, Espaço brincar, Sala de reboco, sala da ciência, Exposição de artesanatos, exposição de produtos da caatinga, distribuição de mudas nativas da caatinga, Arte em material reaproveitado.
  • 10h - 18h - Espaço Brincar - Espaço destinado a crianças para atividades como jogos, caraoquê, contação de histórias antigas da região, palhaço, etc
  • 18h - Roda de Capoeira, Puxada de Roda, Samba de roda
  • 20h - Grupo Afro Cor da Terra - Tema: Nossa trajetória nosso legado. Quilombo Caiana dos Crioulos
  • 20h30 - Grupo de Ciranda e Coco de Roda. Quilombo Caiana dos Crioulos
  • 21h - Cia. Filhos da Dança – Apresentação Cultural Variedades

18/10/2018 - Núcleo de Extensão Cultural (NEXT/CDSA/UFCG) – Sumé-PB

• 08h - 18h - Exposição Vivências no Semiárido – Sala da Sustentabilidade, Museu interativo, Museu Vivo, Espaço brincar, Sala de reboco, sala da ciência, Exposição de artesanatos, exposição de produtos da caatinga, distribuição de mudas nativas da caatinga, Arte em material reaproveitado.
  • 08h - 18h - Espaço Brincar - Espaço destinado a crianças para atividades como jogos, caraoquê, contação de histórias antigas da região, palhaço, etc
  • 18h - Encontro de bandas filarmônicas dos Municípios de Sumé, São José dos Cordeiros, São João do Cariri
  • 19h30 - Apresentação do Grupo de Trombones - Cariri Bones do IFPB Campus Monteiro-PB
  • 20h30 - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Mix de danças diversas
  • 21h - As bonequinha do Cariri - Danças típicas - Obra de Monteiro Lobato

19/10/2018 - Núcleo de extensão cultural (NEXT/CDSA/UFCG) – Sumé-PB

• 08h - 18h - Exposição Vivências no Semiárido – Sala da Sustentabilidade, Museu interativo, Museu Vivo Répteis da Caatinga, animais taxidermizados com o Batalhão de Polícia ambiental, Espaço brincar, Sala de reboco, sala da ciência, Exposição de artesanatos, exposição de produtos da caatinga, distribuição de mudas nativas da caatinga, Arte em material reaproveitado e muito mais.
  • A partir das 18h - Apresentações Culturais
  • Encontro de Fanfarras dos Municípios de Sumé e São João do Cariri
  • Peça teatral Rito de Passagem - Direção Cristiane Agnes
  • Poesia Musical com Pedro Soares e Marcos de Aurélio