Página inicial > CDSA > Notícias > Ações educativas comemoram a Semana Mundial da Compostagem no CDSA

Ações educativas comemoram a Semana Mundial da Compostagem no CDSA

A Semana Mundial da Compostagem desse ano foi comemorada entre os dias 7 e 13 de maio, com ações pedagógicas e técnicas em diversos países. No Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA/UFCG, a coordenação e os integrantes do Grupo de Pesquisa Educação em Solos, juntamente com discentes dos cursos de Tecnologia em Agroecologia organizaram diversas ações para estimular o interesse pela compostagem, que é uma prática simples de reciclagem dos resíduos orgânicos, transformando esse material em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

A Semana da Compostagem 2023, no campus universitário trouxe atividades conjuntas com escolas da Educação Básica, numa interlocução importante junto aos participantes, como ação de educação ambiental, gestão de resíduos orgânicos e curricularização da extensão.

Todas as iniciativas foram conduzidas pelos discentes do CDSA, acadêmicos das disciplinas, integrantes do Grupo de Pesquisa ou participantes dos programas de extensão coordenados pela professora Adriana Meira e pelo professor Rivaldo Vital. Tais ações promovem igualmente o despertar dos acadêmicos para a propositura de pesquisas e para a aplicação prática de conceitos apreendidos em sala de aula.

Esse ano, o tema da Semana Mundial de Conscientização sobre a Compostagem foi “Para um solo mais saudável e alimentos mais saudáveis... composto!”. A ideia é conscientizar a sociedade sobre os impactos positivos que o ato de compostar traz para o Meio Ambiente, a partir da separação do lixo e dos resíduos domésticos e da destinação adequada dos resíduos orgânicos.

Com aulas no Tanque Didático de Compostagem e no Minhocário, discentes e educandos puderam acompanhar a dinâmica de montagem de uma leira de compostagem e entender os benefícios de se produzir uma composteira doméstica, com minhocas, como opções sustentáveis para a gestão adequada dos resíduos orgânicos, contribuindo com a conservação dos solos e a qualidade do Meio Ambiente.
Educandos da Escola Agrotécnica de Sumé, orientados pelos professores Cleityane Sabino e Miguel Avelino, participaram das ações no Viveiro de Mudas do CDSA, junto com os discentes da disciplina Matéria Orgânica e Compostagem, com a dinâmica de revolvimento da pilha de composto, acompanhando as fases da composteira. Ao final, foi feita a distribuição de sacos de composto e húmus com os presentes, como estímulo à prática.

As ações foram encerradas na sexta (12) com uma oficina de vermicompostagem na Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo, de Boa Vista, realizada pelos integrantes do Grupo de Pesquisa, sob a coordenação da Professora Adriana Meira.

“O alerta das perdas de solo no mundo é muito crítico. Precisamos salvar os solos e a parceria universidade-escola é essencial para ampliar das ações de educação e conservação do solo que vimos desenvolvendo há mais de uma década no Cariri paraibano e o fato dos professores das escolas ter buscado as ações que realizamos só mostra que cada vez mais os docentes tem se preocupado em educar ambientalmente seus educandos e reforça a importância de desenvolvermos iniciativas que auxiliem nesse processo de sensibilização, a exemplo das atividades dos projetos Solo na Escola/UFCG e Usina de Solos”, afirma a professora do CDSA, Adriana Meira.